filmeu

Disciplina Epidemiologia e Metodologia Farmacoepidemiológica

  • Apresentação

    Apresentação

    A epidemiologia tem como objecto a identificação do padrão de ocorrência de doenças nas populações humanas e dos fatores que o influenciam. As Hipóteses epidemiológicas deverão relacionar tais fatores ou variáveis. Na investigação epidemiológica a identificação da doença tem uma natureza ditada pela comparabilidade potencial e uma tendência à padronização. A farmacoepidemiologia é um campo do conhecimento relacionado com o impacto dos fármacos em populações humanas. Aplica os conhecimentos, métodos e raciocínio epidemiológicos ao estudo tanto dos efeitos benéficos como adversos dos medicamentos, assim como o uso destes na população. A produção de medicamentos à escala industrial fez com que esses produtos alcançassem papel central a nível da saúde pública. Os avanços nas pesquisas de novos fármacos, em conjunto com a sua promoção comercial, exigem uma avaliação rigorosa desde a prescrição à utilização, na qual o farmacêutico desempenha um papel fundamental.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução concetual à Epidemiologia História natural da doença Prevalência e Incidência Medidas de associação Viés, confundimento e interação Precisão, validade, sensibilidade, especificidade, valor preditivo Causalidade e inferência causal Desenhos de estudo Experimentais e observacionais Fontes de informação e bases de dados Relação da questão de investigação com o desenho de estudo Métodos Práticos em Epidemiologia Revisões da literatura e meta-análises Metodologias quantitativas e qualitativas Construção de questionários Regressões lineares e regressão logística. Análise de Curvas de Sobrevivência  Estudos de utilização de medicamentos (EUM) Tipos de estudos de utilização de medicamentos Vieses mais comuns Métodos de medição de adesão à terapêutica e outros indicadores Metodologias em Farmacovigilância Farmacovigilância Tipos de reações adversas e acontecimentos adversos: Métodos de imputação da causalidade  
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são: Conhecer a contribuição da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde. Descrever e quantificar a ocorrência das causas comuns de incapacidade, doença e morte da população, através do desenho de indicadores e taxas pertinentes. Adquirir conhecimentos sobre a metodologia epidemiológica de forma a saber interpretar dados epidemiológicos. Identificar potenciais viés, fatores de confundimento e modificadores de efeito em estudos farmacoepidemiológicos. Discutir os resultados de estudos farmacoepidemiológicos sobre a estimativa do risco ou do benefício associado ao uso dos medicamentos. Para além destas competências específicas, a UC contribuirá para o desenvolvimento de competências transversais tais como a capacidade de trabalhar em grupo, a análise crítica de artigos científicos e a exposição e comunicação de temas científicos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Durante esta unidade curricular, o aluno irá desenvolver um trabalho de análise de dados com vista a escrita e apresentação de um artigo, em inglês. Desta forma, os alunos são encorajados a desenvolver as suas capacidadess de análise de dados e escrita científica. Juntamente com os journal clubs a realizar em algumas aulas práticas seleccionadas, esta abordagem irá capacitar os alunos para desenvolverem a sua dissertação final de mestrado com maior autonomia. O trabalho de campo oferece aos alunos uma oportunidade inestimável de mergulharem na realidade da profissão farmacêutica no contexto da Farmacoepidemiologia, através de um seminário organizado por uma organização parceira experiente e especializada em estudos de utilização de medicamentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Pestana, M.H., Gageiro, J. A. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6a ed.). Silabo.  Kimmel, Strom, B. (2012). Pharmacoepidemiology (5th ed.). Willey-blackell. Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellström, T. (2006). Basic epidemiology. World Health Organization.  Schoenbach, V. J., & Rosamond, W. D. (2000). Understanding the fundamentals of epidemiology: an evolving text. Chapel Hill: North Carolina. Dicker, R. C., Coronado, F., Koo, D., & Parrish, R. G. (2006). Principles of epidemiology in public health practice; an introduction to applied epidemiology and biostatistics.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios