-
Apresentação
Apresentação
A epidemiologia tem como objecto a identificação do padrão de ocorrência de doenças nas populações humanas e dos fatores que o influenciam. As Hipóteses epidemiológicas deverão relacionar tais fatores ou variáveis. Na investigação epidemiológica a identificação da doença tem uma natureza ditada pela comparabilidade potencial e uma tendência à padronização. A farmacoepidemiologia é um campo do conhecimento relacionado com o impacto dos fármacos em populações humanas. Aplica os conhecimentos, métodos e raciocínio epidemiológicos ao estudo tanto dos efeitos benéficos como adversos dos medicamentos, assim como o uso destes na população. A produção de medicamentos à escala industrial fez com que esses produtos alcançassem papel central a nível da saúde pública. Os avanços nas pesquisas de novos fármacos, em conjunto com a sua promoção comercial, exigem uma avaliação rigorosa desde a prescrição à utilização, na qual o farmacêutico desempenha um papel fundamental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-11031
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução concetual à Epidemiologia História natural da doença Prevalência e Incidência Medidas de associação Viés, confundimento e interação Precisão, validade, sensibilidade, especificidade, valor preditivo Causalidade e inferência causal Desenhos de estudo Experimentais e observacionais Fontes de informação e bases de dados Relação da questão de investigação com o desenho de estudo Métodos Práticos em Epidemiologia Revisões da literatura e meta-análises Metodologias quantitativas e qualitativas Construção de questionários Regressões lineares e regressão logística. Análise de Curvas de Sobrevivência Estudos de utilização de medicamentos (EUM) Tipos de estudos de utilização de medicamentos Vieses mais comuns Métodos de medição de adesão à terapêutica e outros indicadores Metodologias em Farmacovigilância Farmacovigilância Tipos de reações adversas e acontecimentos adversos: Métodos de imputação da causalidade
-
Objetivos
Objetivos
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são: Conhecer a contribuição da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde. Descrever e quantificar a ocorrência das causas comuns de incapacidade, doença e morte da população, através do desenho de indicadores e taxas pertinentes. Adquirir conhecimentos sobre a metodologia epidemiológica de forma a saber interpretar dados epidemiológicos. Identificar potenciais viés, fatores de confundimento e modificadores de efeito em estudos farmacoepidemiológicos. Discutir os resultados de estudos farmacoepidemiológicos sobre a estimativa do risco ou do benefício associado ao uso dos medicamentos. Para além destas competências específicas, a UC contribuirá para o desenvolvimento de competências transversais tais como a capacidade de trabalhar em grupo, a análise crítica de artigos científicos e a exposição e comunicação de temas científicos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante esta unidade curricular, o aluno irá desenvolver um trabalho de análise de dados com vista a escrita e apresentação de um artigo, em inglês. Desta forma, os alunos são encorajados a desenvolver as suas capacidadess de análise de dados e escrita científica. Juntamente com os journal clubs a realizar em algumas aulas práticas seleccionadas, esta abordagem irá capacitar os alunos para desenvolverem a sua dissertação final de mestrado com maior autonomia. O trabalho de campo oferece aos alunos uma oportunidade inestimável de mergulharem na realidade da profissão farmacêutica no contexto da Farmacoepidemiologia, através de um seminário organizado por uma organização parceira experiente e especializada em estudos de utilização de medicamentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Pestana, M.H., Gageiro, J. A. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais - A Complementaridade do SPSS (6a ed.). Silabo. Kimmel, Strom, B. (2012). Pharmacoepidemiology (5th ed.). Willey-blackell. Bonita, R., Beaglehole, R., & Kjellström, T. (2006). Basic epidemiology. World Health Organization. Schoenbach, V. J., & Rosamond, W. D. (2000). Understanding the fundamentals of epidemiology: an evolving text. Chapel Hill: North Carolina. Dicker, R. C., Coronado, F., Koo, D., & Parrish, R. G. (2006). Principles of epidemiology in public health practice; an introduction to applied epidemiology and biostatistics.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não