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Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular constitui-se como uma das ferramentas fundamentais para que o estudante de Ciências Farmacêuticas se torne um especialista em informação, ficando capacitado para a gestão, tratamento e apresentação do volume cada vez maior de informação gerada em processos de investigação e trabalho, com recurso às novas tecnologias de informação (sistemas de informação).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT477-17207
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Processamento de texto: Conceitos de tipografia Organização de índices, tabelas, etc. Software de gestão bibliográfica (e.g. Mendeley). Equações matemáticas. Trabalho em grupo: modificações e comentários. Apresentação de comunicações orais, posters, artigos. Folha de cálculo: Conceitos básicos de folha de cálculo: introdução de dados e fórmulas de cálculo. Comandos de formatação, algarismos significativos. Fórmulas e funções. Criação de gráficos, tabelas dinâmicas e macros. Ajuste de uma recta a dados experimentais: método dos mínimos quadrados. Pesquisa de informação científica na Internet: Artigos científicos: Scopus e Web of Science. Propriedades físico-químicas: NIST Chemistry WebBook e ChemSpider Proteínas: PDB, UniProt Moléculas na clínica e alvos moleculares: drugbank e bindingdb. Desenho e visualização de estruturas moleculares: ex. Pymol, ChemAxon. Jamovi: Introdução e organização de dados. Análise estatística descritiva e inferêncial básicas.
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Objetivos
Objetivos
Com o crescente desenvolvimento das novas tecnologias de informação, a Unidade Curricular de Recursos Informáticos visa dotar os estudantes de um conjunto de conhecimentos básicos sobre processamento de texto, folhas de cálculo, apresentações por slides, ficando capacitado para a pesquisa, gestão, obtenção e tratamento do volume crescente de informação gerada em processos de investigação ou trabalho, com recurso às novas tecnologias de informação. Assim, o estudante deverá ter a capacidade de elaborar documentos recorrendo a um processador de texto, bem como aplicar diferentes técnicas básicas de estatística, software de análise de dados e de traçado de gráficos. Deve ainda ser capaz de pesquisar e obter informação científica e técnica da Internet de modo sistemático nomeadamente através de pesquisas bibliográficas, de propriedades de compostos químicos/bioquímicos, bem como criar, visualizar e manipular modelos moleculares a 2D e 3D.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas de frequência obrigatória, acompanhadas e orientadas por um professor. Resolução de exercícios práticos usando directamente o computador. As aulas decorrem numa sala equipada com vídeo projector e computadores permitindo a sincronização entre a exposição dos tópicos teóricos por parte do professor e aplicação por parte dos estudantes no computador. Avaliação: O regime de avaliação contínua prevê duas frequências (F1 e F2), e apresentação de trabalho prático de grupo (TG) com aplicação às Ciências Farmacêuticas. A classificação final (CF) é calculada pela seguinte fórmula: CF = (TG x 0,2) + (F1 x 0,4 + F2 x 0,4) O regime de exame final aplica-se aos estudantes que por ele optem, para os estudantes que não tiverem aproveitamento na avaliação continua e para os que requereram melhoria de nota, abrangendo a totalidade do programa. Os trabalhos e frequências/exame são submetidos apenas através da plataforma moodle.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
António Martins, Aprenda Excel com casos práticos, 1ª Edição, Edições Silabo, 2019. ISBN: 978-972-618-996-1 Lambert J., Frye C., Microsoft Excel Step by Step (Office 2021 and Microsoft 365), Pearson Education, Inc., 2022. ISBN: 978-0137564279 Lambert J., Microsoft Word 2019 Step by Step, Pearson Education, Inc., 2019. ISBN: 978-1-5093-0587-2 Navarro DJ and Foxcroft DR, Learning statistics with jamovi: a tutorial for psychology students and other beginners, 2022. http://learnstatswithjamovi.com Natália Cordeiro, Alexandre Magalhães,, Introdução à Estatística: Uma Perspectiva Química, LIDEL- Edições Técnicas Lda, Lisboa, 2004. ISBN: 978-972-757-276-2 Kate L. Turabian, A manual for writers of research papers, theses, and dissertations: Chicago style for students and researchers, 7th edition, The University of Chicago Press, Chicago, 2007.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não