-
Apresentação
Apresentação
A Química Medicinal Orgânica estuda o desenho e desenvolvimento de fármacos e os mecanismos moleculares de interação dos fármacos com os alvos moleculares. Esta uc combina os conhecimentos de química e farmacologia para identificar, desenvolver e sintetizar fármacos que têm um uso terapêutico e para avaliar as propriedades dos fármacos existentes.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-17208
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à química medicinal orgânica: fármacos, alvos de fármacos e interações intermoleculares. Alvos de fármacos: estrutura e função. Farmacodinâmica e farmacocinética. Descoberta, desenho e desenvolvimento de fármacos: protótipos e análogos, isolamento, purificação e determinação da estrutura, fontes de protótipos e de fármacos a partir de produtos naturais, plantas medicinais. Optimização de interacções de alvos moleculares. Optimização de acesso ao alvo molecular. Ferramentas para a comercialização: ensaios clínicos e pré-clinicos, patentes, assuntos regulamentares e desenvolvimento de processos químicos Ferramentas para em química medicinal: Química combinatorial e Computacional, Relações Quantitativas de Estrutura-Atividade (QSAR). Tópicos em química Medicinal: agentes antimicrobianos, antivirais, anticancerígenos, Fármacos que afectam a neurotransmissão (colinérgicos, adrenérgicos e dopaminérgicos). Analgésicos opióides e anti-ulcerosos.
-
Objetivos
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo o estudo da estrutura e a função dos alvos moleculares mais importantes de fármacos. São também importantes a farmacodinâmica e a farmacocinética, bem como os princípios e estratégias que envolvem a descoberta e desenho de novos fármacos para o desenvolvimento de medicamentos. O estudo do desenho de fármacos que envolve as relações QSAR (relações quantitativas de estrutura-atividade), a síntese combinatorial e o desenho de fármacos com a ajuda de computadores e a seleção de tópicos específicos que envolvem a química medicinal como o estudo de agentes antimicrobianos, antitumorais, colinérgicos, e acetilcolinesterásicos, analgésicos opióides e agentes anti-ulcerosos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular, metodologias inovadoras são utilizadas para otimizar o processo de ensino-aprendizagem. As aulas teóricas fornecem a base conceitual, enquanto as laboratoriais permitem a aplicação prática dos conceitos. O material didático está disponível na plataforma Moodle, com recursos interativos. A UC inclui um trabalho de campo, na forma de uma visita a uma indústria farmacêutica, oferecendo uma experiência prática relevante. A avaliação utiliza testes escritos, apresentação e discussão de um trabalho escrito, e análise de artigos científicos. Os cadernos de laboratório são avaliados, incluindo um projeto com realidade virtual (VR4NewDrugs) para simular o desenvolvimento de novos fármacos. Essas metodologias garantem uma aprendizagem abrangente e prática.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Patrick, G. L. (2005). An Introduction to Medicinal Chemistry. Oxford: University Press. 2. Thomas, G. (2008). Medicinal Chemistry: An Introduction. New Jersey: John Wiley & sons. 3. Vollhardt, K. P. C., Schore, N. E. (2014). Organic Chemistry: structure and function. New York: Freeman and Company.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não