filmeu

Disciplina Farmacognosia e Fitoterapia I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta uc contempla os fundamentos do estudo das plantas ou outras fontes naturais como possíveis fontes de fármacos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.1Introdução (Definições e contexto histórico) 1.2. Fármacos simples (Nomenclatura, Produção, Preparação e Isolamento de compostos puros) 1.3. Regulamentação e Uso. Identificação macro e microscópica de fármacos. Controlo da qualidade (Farmacopeia Portuguesa). 1.4. Noções de Biotecnologia vegetal (produção de medicamentos): Cultura de células e tecidos. Cultura de órgãos e regeneração de plantas. Factores relevantes para as culturas. 1.5. Compostos biologicamente activos nas plantas ¿ Biossíntese. Fotossíntese. Classificação de produtos naturais. 1.6. Açucares (Mono-, di- e Polissacaridos. Antibióticos. Produtos de redução) 1.7. Derivados do ácido xiquimico (Ácido xiquimico. Ácido gálhico e taninos. Amino ácidos aromáticos. Fenilpropanos) 1.8. Derivados do acetato (Via do acilpolimalonato e do difosfato de isopentenil. Isoprenoides) 2. Introdução à Fitoterapia.
  • Objetivos

    Objetivos

    Na unidade curricular de Farmacognosia e Fitoterapia I pretende-se que o aluno saiba: Explicar os princípios básicos do desenvolvimento de medicamentos a partir de productos naturais e o papel destes no desenvolvimento e produção de medicamentos. Dividir e caracterizar os grupos de metabolitos secundários com importância terapêutica (biossíntese e estrutura química) especialmente nas plantas. Identificar uma selecção de plantas medicinais, explicar o seu uso e saber quais os seus compostos farmaceuticamente activos. Introdução à Fitoterapia
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Na Unidade Curricular de Farmacognosia e Fitoterapia I, são utilizadas metodologias inovadoras para valorizar o processo de ensino-aprendizagem. As aulas magistrais e laboratoriais são desenhadas para aprofundar o conhecimento teórico e prático dos alunos nesta área. A avaliação contínua inclui assiduidade e desempenho, testes escritos que cobrem o conteúdo teórico e prático, apresentações e discussões de trabalhos laboratoriais e mini-projetos, além da análise e discussão de artigos científicos. Também é realizado um trabalho escrito sobre fitoterapia. A UC também inclui um trabalho de campo na forma de uma visita de estudo, oferecendo uma experiência prática e contextualizada a uma industria que utiliza produtos naturais. Estas metodologias visam promover uma aprendizagem integrada e aplicada, preparando os alunos para a prática profissional e pesquisa nesta área.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Samuelsson, G., & Bohlin, L. (2009). Drugs of natural origin: A treatise of pharmacognosy (6th rev. ed.). Stockholm, Sweden: Apotekarsocieteten. Bruneton, J. (1999). Pharmacognosy, phytochemistry, medicinal plants (2nd ed.). Paris: Editions TEC & DOC Evans, W., & Evans, D. (2009). Trease and Evans' pharmacognosy (16th ed.). Edinburgh: WB Saunders. Farmacopeia portuguesa IX (Ed. oficial ed.). (2009). Lisboa: Imprensa Nacional, Casa da Moeda.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios