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Apresentação
Apresentação
Na Unidade Curricular (UC) de Química Orgânica II será aprofundado o estudo da nomenclatura/propriedades/reatividade das várias classes de compostos orgânicos, iniciado na Química Orgânica I, de forma a conceder aos alunos bases para a compreensão de conceitos fundamentais na área da saúde e em particular na área farmacêutica. Serão adquiridas noções sólidas de reatividade e alcançadas as competências necessárias para a elaboração dos mecanismos associados às reações envolvidas nas diferentes classes de compostos lecionadas. Pretende-se ainda que os alunos compreendam a importância da área da síntese orgânica e da relevância deste tema na área da saúde. Esta unidade curricular é de extrema importância para ciclo de estudos em que se insere, uma vez que permite a aquisição de conhecimentos basilares na área da Saúde que são fundamentais para outras UC do ciclo de estudos, como a Farmacologia, a Química Medicinal Orgânica e a Toxicologia, entre outras.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT477-1806
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CARACTERÍSTICAS E REATIVIDADE DAS DIVERSAS CLASSES DE COMPOSTOS ORGÂNICOS: Estudo da Estrutura, Nomenclatura, Propriedades, bem como, das diversas Sínteses, Reações, Mecanismos, Caracterização estrutural, e da Regiosselectividade e Estereoquímica, em cada uma das classes e subclasses de compostos orgânicos estudados, nomeadamente: 1.ALCENOS; 2.ALCINOS; 3.ÁLCOOIS (Revisão); 4.ÉTERES E OXIURANOS; 5.DIENOS CONJUGADOS; 6. ESPECTROSCOPIA DE RMN E IV 7.BENZENO E AROMATICIDADE; 7.1 REAÇÕES DE SUBSTITUIÇÃO ELECTROFILICA AROMÁTICA 8. ALDEÍDOS E CETONAS 9.ÁCIDOS CARBOXÍLICOS; 9.1 DERIVADOS DE ÁCIDOS CARBOXÍLICOS 9.AMINAS
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Objetivos
Objetivos
O objetivo desta UC consiste em continuar a fornecer conceitos para a compreensão das diversas classes de compostos orgânicos, no que diz respeito à sua nomenclatura, propriedades e reatividade/síntese. Será revista a química dos álcoois, serão estudados os éteres e oxiuranos, alcenos e alcinos, os dienos conjugados, o benzeno e seus derivados, aldeídos e cetonas, os ácidos carboxílicos e seus derivados e as aminas, sendo abordados as sínteses, reações, mecanismos, regiosselectividade e estereoquímica e caracterização estrutural. Nas aulas tutoriais serão realizados trabalhos práticos adaptados à componente magistral, de modo a: aplicar as reações mais representativas estudadas e aplicar os conteúdos teóricos na análise e tratamento dos resultados; familiarizar os alunos com as técnicas mais utilizadas em Química orgânica, com os cuidados a ter na sua execução e com a extração/purificação de produtos; contextualizar a aplicação experimental à área da saúde.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Química Orgânica é uma disciplina desafiadora para os estudantes, mas metodologias inovadoras de ensino-aprendizagem estão a revolucionar o processo de aprendizagem. As abordagens utilizadas nesta UC incluem a Aprendizagem baseada em projetos, onde os alunos aplicam conceitos em problemas do mundo real, estimulando a curiosidade e a colaboração. Outro método é o uso de jogos educacionais para ensinar conceitos, tornando a aprendizagem mais interativa e atraente. E também o uso de realidade virtual, que proporciona experiências imersivas, permitindo explorar moléculas e reações químicas em ambientes virtuais. Estas metodologias integram teoria e prática, tornando a aprendizagem mais envolvente e relevante, capacitando os estudantes para aplicar a química orgânica no mundo real.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
David R. Klein, (2017). Organic Chemistry, 3rd edition, Wiley Vollhardt, K. P. C., Schore,N. E., (2014). Organic Chemistry: structur eand function, 7thed., W. H. Freeman. Solomons, T. W. G., Fryhle C. B., Snyder, S.A. (2013). Organic chemistry, (11thEd.), Wiley. P. Y. Bruice (2017). Organic Chemistry, 8th edition, Pearson.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não