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Apresentação
Apresentação
A Biofísica promove a integração de conhecimentos da matemática, física e biologia, constituindo a base matemática para a compreensão dos fenómenos estudados nas disciplinas de biologia celular, anatomia e fisiologia.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT477-3074
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Bioenergética. Propriedades eléctricas dos tecidos Bases iónicas do potencial de repouso Potenciais gradativos e potenciais de ação Condução axonal Biofísica dos sistemas sensoriais Fisiologia da visão Fisiologia da audição Elasticidade e resistência dos materiais Analogia entre as propriedades de deformação dos objetos e a mola Resistência dos materiais Biomecânica Equilíbrio e estabilidade Modelos de alavancas e cálculo das forças envolvidas nas articulações Hidráulica e Hemodinâmica Mecânica de bomba cardíaca. Hemodinâmica: determinantes do fluxo sanguíneo Metodologias de medição da pressão arterial Mecânica Ventilatória Mecânica ventilatória: forças atuantes no pulmão Metodologias de medição dos volumes e capacidades respiratória Bioenergética Mecanismos de transferência de calor Metabolismo: requisitos energético Radiações e Radioatividade Radioatividade Radiações ionizantes Aplicações em biologia
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Objetivos
Objetivos
Aprofundar a aplicação dos conceitos básicos da física às ciências biológicas, tendo em vista a compreensão dos princípios de funcionamento e mecanismos de regulação dos órgãos e sistemas dos organismos vivos. Ao nível teórico o aluno deverá adquirir a capacidade de aplicar os conhecimentos e metodologia da física na explicação e compreensão dos fenómenos associados às ciências da vida. Ao nível teórico-prático deve obter as capacidades de compreender os metodologias básicas envolvidas na simulação computacional de alguns processos fisiológicos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas são essencialmente a: Aprendizagem Baseada em Projetos; Aula Invertida; Design Thinking.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Davidovits, P. (2012). Physics in Biology and Medicine. Academic Press. Garcia, E. (2015). Biofísica. Segunda edição. Sarvier. Dillon, P. F. (2012). Biophysics: a physiological approach. Cambridge University Press.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não