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Disciplina Dermofarmácia

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como objectivo constituir uma área de desenvolvimento integrado de conhecimentos. Possuindo um carácter nitidamente multidisciplinar, pretende aprofundar os diversos conceitos que constituem a base da chamada ¿dermatologia experimental¿ na qual se fundamenta a moderna Cosmetologia. A íntima relação que se estabelece com as áreas de veiculação de fármacos torna-a também numa unidade curricular essencial para o desenvolvimento de conhecimentos no âmbito da Tecnologia Farmacêutica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Unidade 1- Enquadramento Geral   Aspectos históricos da formulação e utilização de cosméticos Enquadramento regulamentar (EU, Japão, Brasil e USA)   Unidade 2- Caracterização funcional   A pele humana Disfunções cutâneas minor   Unidade 3- Formas e sistemas   3.1 Substâncias cosmetologicamente activas 3.2 Estratégias de formulação   Unidade 4- Formulações ¿activas¿ e formulações para ¿grupos restritos¿ ¿ definição e enquadramento   4.1 A cosmética solar e capilar 4.2 Formulações para determinadas faixas etárias ou grupos étnicos 4.3 Produtos fronteira   Unidade 5- A interacção das formulações com a pele humana   Unidade 6- A exploração Quantitativa e a Avaliação Clínica   6.1 Métodos de avaliação da eficácia de produtos cosméticos 6.2 Métodos de avaliação da segurança de produtos cosméticos  
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá adquirir competências para: - conhecer a legislação que regulamenta os produtos cosméticos e de higiene corporal; - conhecer intimamente a fisiologia e fisiopatologia cutânea; - seleccionar os constituintes cosmetologicamente activos mais adequados a uma determinada formulação cosmética; - proporcionar aconselhamento dermocosmético competente; - avaliar, através das metodologias de bioengenharia cutânea, a eficácia e a segurança de produtos cosméticos e de higiene corporal.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Salas de aula invertidas, onde as aulas teóricas tradicionais são substituídas por conteúdo on-line interativo e discussões presenciais, promovendo a aprendizagem ativa e a compreensão mais profunda. Aprendizagem baseada em projetos, que permite que os alunos apliquem o conhecimento teórico aos desafios do mundo profissional, promovendo o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas. Os alunos são desafiados a construir um website de um produto cosmético como um dos elementos de avaliação. A apresentação da monografia de um cosmético é feita através de role-play, no contexto do aconselhamento de um produtos cosmético por um farmacêutico. Os alunos têm a oportunidade de conhecer os profissionais no workshop incluído no trabalho de campo.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dreher, F. et al, (2022). Handbook of Cosmetic Science and Technology, 5th Edition, Boca Raton, CRC Press. Barata, E.A.F., (2018) Cosméticos- A cosmética, inovações e enquadramento legal, Lisbon, Lidel Serup, J. et al., (2006). Handbook of non-invasive methods and the skin, Second Edition, Boca Raton, CRC Press  
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