-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Veiculação de fármacos visa sistematizar o estado da arte dos sistemas de veiculação dos diversos tipos de agentes terapêuticos (produtos farmacêuticos e biofarmacêuticos), considerando as várias vias de administração possíveis. Enquanto especialistas do medicamento, esta unidade curricular é essencial na formação de farmacêuticos, já que aborda como as propriedades dos sistemas de veiculação podem ser moduladas de forma a desenvolver-se o sistema otimizado para a aplicação farmacêutica desejada.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
5 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-5129
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conceção de sistemas de veiculação. Nanotecnologia farmacêutica. Sistemas de administração oral. Sistemas de administração parentérica. Sistemas de administração tópica. Sistemas de administração transdérmica. Sistemas de administração rectal. Sistemas de administração vaginal. Sistemas de administração oftálmica. Sistemas de administração nasal. Sistemas de administração pulmonar.
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular de veiculação de fármacos visa consolidar e interrelacionar as áreas de conhecimento relativas à conceção e otimização de sistemas de veiculação dos diversos tipos de agentes terapêuticos tendo em conta a via de administração desejável. Após a frequência desta unidade curricular, pretende-se que o estudante tenha adquirido os seguintes conhecimentos, aptidões e competências: - compreender quais as propriedades do sistema de veiculação a modular tendo em conta as caraterísticas do agente terapêutico; - compreender quais as propriedades do sistema de veiculação a modular considerando a via de administração a adoptar; - discernir as novas tecnologias de veiculação de fármacos disponíveis para as diversas vias de administração.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC é constituída por aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são magistrais seguindo o programa definido de acordo com os objetivos da unidade curricular, com estimulação da participação ativa dos estudantes com base no recurso a softwares interactivos, como mentimeter, kahoot e kialo. As aulas teórico-práticas aprofundam os conteúdos lecionados, com a respetiva integração pelo recurso à estratégia de aprendizagem ativa baseada em projetos. Um problema da atualidade é apresentado na primeira aula e os estudantes são divididos em grupos para apresentar uma solução para esse problema tendo em conta uma via de administração específica.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aulton, M. E., Taylor. K. M. G. (2021) Aulton’s Pharmaceutics: The design and manufacture of medicines (6th Edition). Elsevier. Allen, L., & Ansel, H. C. (2021). Ansel's Pharmaceutical Dosage Forms and Drug Delivery Systems. (12th Edition). London: Wolters Kluwer Health.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não