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Disciplina Prática Farmacêutica

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular, centra-se no desenvolvimento das competências essenciais necessárias para que os farmacêuticos se envolvam efetivamente nos cuidados de saúde modernos. Enfatiza a expansão do papel do farmacêutico como membro integrante das equipas de cuidados ao doente, responsável pela prestação de cuidados farmacêuticos, pela gestão da terapêutica medicamentosa e pela contribuição para a saúde pública. Os campos de ação incluem os cuidados centrados no doente, a gestão do medicamento e a educação para a saúde, com áreas de intervenção que se estendem à farmácia comunitária, à colaboração com outros profissionais de saúde e à implementação de Serviços Farmacêuticos. Esta unidade curricular dotará os alunos dos conhecimentos e das competências práticas necessárias para fazer o acompanhamento farmacoterapêutico, resolver problemas relacionados com a medicação e dominar a utilização de ferramentas clínicas para monitorizar os resultados dos doentes.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Módulo 1: Introdução aos cuidados farmacêuticos  Módulo 2: Problemas Relacionados com a Medicação (PRMs)  Módulo 3: Seguimento farmacoterapêutico (SFT) O Método Dáder para o seguimento farmacoterapêutico (SFT) Processo de prestação de cuidados farmacêuticos: Prevenção, deteção e resolução de PRMs Módulo 4: Reconciliação e revisão da medicação Tipos de revisão da medicação Estratégias de revisão dos regimes de medicação para otimizar os resultados dos doentes Métodos de medição da adesão terapêutica Módulo 5: Cuidados farmacêuticos em doentes polimedicados e idosos Otimização dos resultados terapêuticos em doentes idosos Critérios START/STOPP  Introdução aos Critérios de Beers Módulo 6: Cuidados farmacêuticos nas doenças crónicas Objectivos dos cuidados farmacêuticos para a gestão de doenças crónicas como a hipertensão, a diabetes e a asma Gestão do Risco Cardiovascular - Ferramentas para calcular o risco cardiovascular
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta unidade curricular, os alunos serão capazes de: Promover a identificação, prevenção e resolução de resultados negativos da farmacoterapia em doentes e problemas relacionados com a medicação. Contribuir para o aumento da colaboração entre os diferentes níveis de cuidados de saúde. Contribuir para a educação para a saúde dos doentes. Implementar e manter uma intervenção sistemática de acompanhamento farmacoterapêutico no contexto da farmácia comunitária. Dominar as patologias aplicáveis aos Cuidados Farmacêuticos, a farmacoterapia relevante, a determinação de parâmetros bioquímicos e fisiológicos e os objectivos terapêuticos para cada patologia. Utilizar ferramentas de apoio à implementação e acompanhamento dos utentes em programas de Cuidados Farmacêuticos na prática diária, incluindo a avaliação dos dados dos utentes, a deteção e resolução de problemas relacionados com a medicação e a definição e implementação de planos de cuidados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas serão suportadas sobretudo no modelo expositivo, onde irão ser apresentados os conceitos base. Nas aulas práticas prevê-se a utilização das seguintes metodologias inovadoras: Simulação progressiva de doente - a cada grupo de alunos é atribuído um paciente virtual com um historial de medicação detalhado. À medida que a unidade avança, novos problemas de saúde ou medicamentos são adicionados ao perfil do seu paciente, exigindo uma gestão contínua. Role-play com integração da equipa de saúde -simulação de reuniões de equipas interdisciplinares em que os alunos desempenham o papel de farmacêutico e colaboram com outros “profissionais de saúde” (representados por colegas ou professores) para resolver casos complexos de doentes. Trabalho de campo - Como parte do trabalho de campo, será realizado um estudo observacional em Farmácia Comunitária que irá permitir ao aluno familiarizar-se com o ambiente profissional que irá encontrar brevemente durante o seu estágio curricular
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Hepler CD, Segal R. Preventing Medications Errors and Improving Drug Therapy Outcomes: A management Systems Approach . Florida: Crc Press, 2003. Hepler CD, Strand LM. Opportunities and responsibilities in pharmaceutical care . Am J Hosp Pharm 1990; 3(47):533-43. Departamento de Programas de Cuidados Farmacêuticos. Intervenção Farmacêutica na Asma e DPOC: Guião Prático. Associação Nacional das Farmácias, Lisboa 2006. Departamento de Programas de Cuidados Farmacêuticos. Intervenção Farmacêutica na Hipertensão e Dislipidemia: Guião Prático. Associação Nacional das Farmácias, Lisboa 2006. Comité del Segundo Consenso de Granada sobre & Medicamentos. Segundo Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados con Medicamentos . Drug Ther. (NY ). 3¿4 (2002). Faus MJ, Amariles P, Martinez-Martinez F. Atención farmacéutica: Servicios Farmacéuticos orientados al Paciente. Ed. Avicam.2018
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