-
Apresentação
Apresentação
A UC está focada no papel das alterações genéticas na resposta aos fármacos em termos de eficácia e segurança. Os temas abordados nesta UC são atuais e de extrema importância para a formação do farmacêutico, preparando-o com conhecimento numa área que vem a ganhar cada vez mais importância nas diferentes áreas do medicamento (ex: Ensaios Clínicos ou Farmácia Hospitalar). Cada vez mais, através da Farmacogenómica é possível ter uma terapêutica individualizada, garantido a máxima efetividade e prevenindo diversos problemas de segurança.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Trimestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
4 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT477-8498
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Farmacogenética e farmacogenómica Definição e conceitos Vantagens da Farmacogenómica A relação da Farmacogenómica com a farmacocinética e a farmacodinâmica Objetivos da farmacogenómica: candidate gene analysis, genome-wide association studies e human genome project Metodologias Métodos aplicados na prática clínica Análise de DNA: PCR e sequenciação Biomarcadores Medicina Personalizada História, conteúdos, objetivos e aplicação da medicina personalizada Vantagens e aplicação clínica da farmacogenómica: Doenças cardiovasculares Doenças oncológicas Doenças neurológicas Farmacogenómica: conceitos éticos, legais e sociais
-
Objetivos
Objetivos
A farmacogenómica estuda como as diferenças genéticas entre indivíduos podem afetar as respostas aos diversos fármacos. No seguimento das competências adquiridas pelo aluno sobre o medicamento e a sua ação em diferentes patologias, a farmacogenómica possibilita que este adquira conhecimento sobre a influência das alterações genéticas no efeito terapêutico e nas reações adversas dos fármacos, numa perspetiva de terapêutica individualizada. Assim, com esta UC pretende-se que o aluno consiga: - Perceber como alterações genéticas influenciam a farmacocinética e a farmacodinâmica dos fármacos; - Conhecer diferentes técnicas utilizadas na prática clínica que permitem detetar as alterações genéticas; - Reconhecer a importância da Farmacogenómica na medicina personalizada para aumentar o efeito terapêutico e reduzir a toxicidade dos fármacos; - Conhecer as aplicações clínicas da Farmacogenómica em diferentes patologias (ex: cardiovasculares, oncológicas e neurológicas).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
eNa UC de Farmacogenómica são utilizadas ferramentas de aprendizagem inovadoras, como websites e bases de dados online com variações genéticas e polimorfismos e impacto clínico. Estas ferramentas permitirão uma mais fácil identificação do impacto das alterações genéticas na eficácia e segurança dos fármacos. Estas ferramentas serão úteis para uma melhor compreensão dos conteúdos programáticos, com imagens, esquemas, e vídeos, o que aumentará o grau de interesse e a aprendizagem pelos alunos. Adicionalmente, os alunos irão ter um trabalho de campo, que consistirá numa aula aberta para a toda a comunidade, com a apresentação de trabalhos de grupo, estando os alunos envolvidos desde a criação de flyers e posters, à divulgação online junto de toda a comunidade, não apenas académica. Pretende-se desta forma estimular a aprendizagem e dar aos alunos um papel ativo na demonstração do potencial da Farmacogenómica na profissão farmacêutica, para alunos, profissionais de saúde ou outros.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Lam, Y. W. F., & Scott, S. R. (Eds.). (2018). Pharmacogenomics: challenges and opportunities in therapeutic implementation. Elsevier - Academic Press. Feng, X., & Xie, H. G. (Eds.). (2016). Applying pharmacogenomics in therapeutics. CRC Press. Padmanabhan, S. (Ed.). (2014). Handbook of pharmacogenomics and stratified medicine. Elsevier - Academic Press. Liu, Y. (Ed.). (2014). Omics in Clinical Practice: Genomics, Pharmacogenomics, Proteomics, and Transcriptomics in Clinical Research. CRC Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não