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Disciplina Saúde Pública

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta Unidade Curricular, os alunos irão ter uma primeira abordagem conceptual à Saúde Pública, familiarizando-se com conceitos como necessidades em saúde, promoção de saúde e desenvolvimento de políticas de saúde. Desta forma, pretende-se que os alunos sejam capazes de identificar um problema de saúde no âmbito do seu futuro exercício profissional, sendo capacitados para encontrar potenciais soluções para o resolver.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução conceptual à Saúde Pública: A transição demográfica e epidemiológica Determinantes sociais de Saúde Conceito de Saúde Pública Desigualdades em saúde A política de Saúde a nível Internacional Sistemas de Saúde A conferência de Alma-Ata e Relatórios da OMS 2008 e 2010: A importância dos Cuidados de Saúde Primários Princípios da promoção da saúde. A carta de Ottawa Programas Globais de Intervenção em Saúde Saúde Pública baseda em evidência Planos, programas e projectos Definição de prioridades e desenho de intervenções Desenho de Indicadores O PNS e programas de saúde prioritários em Portugal As epidemias de doenças infeciosas no Mundo  HIV, Malária e Tuberculose Pandemias e doenças emergentes Resistência aos Antibióticos Promoção da saúde, prevenção e controlo de doenças não transmissíveis Doenças Cardiovasculares e Diabetes Doenças Respiratórias crónicas e Cancro Desafios futuros Oportunidades para os farmacêuticos
  • Objetivos

    Objetivos

    Apresentar e discutir os principais fundamentos da Saúde Pública Promover o interesse pela promoção da saúde, a prevenção da doença e a saúde em todas as políticas Estimular a capacidade para interpretar os problemas de Saúde Pública Capacitar os alunos para lidarem com os principais problemas de Saúde Pública Capacitar os alunos para executarem análises críticas de artigos científicos. Estimular o raciocínio crítico e a criatividade na abordagem à resolução de problemas de Saúde Pública
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Tanto as aulas teóricas como as aulas práticas recorrem a metodologias ativas, como debate, análise de artigos, análise swot e discussão. Elaborar um trabalho final que pode ser considerado um prototipo de projeto de intervenção, abre a possibilidade do aluno vir a utilizar esse trabalho como suporte da sua dissertação final. A visita de campo a entidades com trabalho reconhecido em Saúde Pública, permite aos alunos contactarem com uma realidade multiprofissional que é caracteristica da Saúde Pública. A elaboração de uma revisão crítica de um tema de Saúde Pública permitirá ao estudante desenvolver as suas capacidades de análise e pensamento crítico, avaliar a qualidade da evidência, identificar lacunas na investigação e formar conclusões baseadas na evidência, ao mesmo tempo que melhora as suas capacidades de escrita científica, com vista a melhorar a sua dissertação final de mestrado.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Raymond, L., P, Goldsteen., Terry, D. (2014). Introduction to Public Health. Springer Pub. James, B., Jan, M. (2014) Leading Public Health. Springer Pub. Co. Barry S. L., Joyce R. G (2011). Mastering Public Health: Essential Skills for Effective Practice. Oxford University Press  
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