filmeu

Disciplina Economia e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    A Economia e Gestão é uma disciplina base na Medicina Veterinária e inclui as áreas de: a) gestão de empresas no contexto da produção animal e alimentos para animais, envolvendo estruturas das organizações, formas de gestão dos recursos disponíveis (fatores de produção) nas explorações ou em clinicas veterinárias; b) ciências económicas associada aos bens intermediários e bens finais relativamente a função produção, função custos, receitas e mercados. Nessa disciplina serão estudadas as ferramentas de diagnóstico económico (orçamentos e balanços) e estratégias de melhorias. Ambas as áreas são abordadas na vertente da sociedade e seu bem-estar, manutenção do meio ambiente e biodiversidade, alterações climáticas e formas para a mitigação da emissão dos gases de efeito estufa associada a produção animal.  c) a Gestão de empresas a Nivel de CAMV segue normas e protocolos proprios, não só pelos reguladores OMV, DGAV e Camara, como também pelo mercado onde se insere.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    ECONOMIA 1. A empresa agrícola no contexto da gestão. 2. Caracterização da empresa agrícola. 3. Organização da informação financeira da empresa agrícola.  4. A gestão da produção agrícola no contexto da produção.  5. Caracterização da empresa agrícola relativamente aos custos.  6. Gestão de ativos físicos usados na produção animal.  7. Gestão dos recursos naturais.  8. Pontos críticos de controle na produção animal.9. Gestão para sustentabilidade ambiental. Alterações climáticas e mitigação de CO2.10. Gestão de produtos intermediários e produtos finais. GESTÃO: 1.princípios fundamentais da gestão aplicados a clínicas veterinárias.2.estratégias para a sustentabilidade financeira e operacional de  CAMV; 3.Aplicar conceitos de marketing e psicomarketing na atração e fidelização de clientes; 4.Gerir equipas, liderança e processos internos com foco na eficiência; 5.Implementar boas práticas de atendimento ao cliente e experiência do tutor.6.Desenvolver um plano estratégico para uma CAMV.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Adquirir conhecimentos sobre os conceitos e tipologia das empresas agrícolas e os seus objetivos, missões e valores. Identificar fases de criação de uma empresa e as suas atividades. 2. Saber utilizar os instrumentos de gestão e economia para a sustentabilidade das empresas agrícolas; 3. Adquirir conceitos relacionados com a eficiência da produção, utilização eficiente de equipamento e insumos, custos de produção, e inserção de melhorias. 4. Apreender os conceitos e componentes envolvidos no equilíbrio e interação entre animal, solo e planta. 5. Adquirir conhecimentos sobre os impactos ambientais resultantes das atividades agrícolas, para promover sistemas sustentáveis (redução das emissões de gases de efeito de estufa e proteção de recursos hídricos e solo). 6. Noções basicas de gestão de um CAMV, organização, recursos, financeira, contabilistica, marketing, processos e protocolos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino incluem aulas teórica, teórico-prática (TP), trabalho de campo (TC) e seminários (S). O material de aula preparado pelos docentes, bem como artigos científicos serão disponibilizados (on-line) aos discentes no espaço da disciplina (Moodle), disponibilizada na plataforma institucional. Na componente TP e em grupos de 4-5 alunos, os discentes realizarão trabalhos de aulas (mini-testes), seguida de submissão (moodle), bem como o trabalho da componente prática (Balança Alimentar Portuguesa) e o trabalho de Campo (TC). De forma semelhante na parte de Gestão da UC.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Porter, Michael E. Competitive strategy, The Free Press, New York, 1980. 396p. ISBN 0-684-84148-7. Samuelson, P., Nordhaus, W. (2017). Economics. (19 th Edition). Mcgraw-hill/ Interamericana. 702p. ISBN-13: 978-0-07-351129-0 Barker, P. S. (2014). Accounting and finance for your veterinary practice. Wiley-Blackwell. Ettinger, S. J. (2009). Financial management for veterinarians: A practical guide. Wiley-Blackwell. Johnson, D. L. (2014). Sustainability in veterinary practice. Wiley-Blackwell. Lee, W. P. (2010). Veterinary marketing: A guide to building your practice. Veterinary Economics. Loughridge, B. J. H. (2016). The veterinary team’s guide to personal finance. Wiley-Blackwell.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios