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Disciplina Propedêutica Médica e Ativ. Hosp. e de Campo I

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC permite ao aluno, no final do semestre usar a terminologia médica de forma correta permitindo assim a descrição de sinais e sintomas ao seus colegas, Professores e demais Médicos Veterinários. O aluno irá igualmente aprender como executar o exame físico e anamnese de forma sistemática em cães e gatos, avaliando o estado do mesmo, para poder identificar sinais de doença. Durante a UC o aluno irá aprender como selecionar os exames complementares de diagnósticos adequados para poder chegar ao diagnóstico e assim ao tratamento adequado.  O aluno também aprenderá sobre conceitos básicos sobre rotina hospitalar e procedimentos de rotina em um hospital. Assim sendo a UC representa a base que sustenta o raciocino clínico que o aluno irá continuar a desenvolver ao longo do MIMV, além de prepará-los para que estejam aptos a iniciar as práticas hospitalares.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programáticos 1. Anamnese,  Exame de estado geral e Semiologia do sistema linfático.          a. Raciocino clínico, anamnese. Exame de estado geral. ¿¿ 2. Semiologia digestiva          a. Sinais clínicos. Exame físico dirigido, testes laboratoriais e imagiológicos 3. Semiologia respiratória         a. Sinais clínicos. Movimentos e auscultação pulmonar. Testes complementares de diagnóstico.¿ 4. Semiologia cardiovascular         a. sinais clínicos, pulso, pressão arterial, ruídos cardíacos, sopros. Electrocardiografia. 5. Semiologia dos sistemas locomotor e neurológico         a. alterações da postura e marcha, testes para localização da lesão, meios de diagnóstico. 6. Semiologia dos sistemas urinário, reprodutora, endócrino e dermatológico.         a. sinais clínicos, principais doenças e lesões, análises laboratoriais associadas. 7. Semiologia do sistema oftalmológico        a. Oftalmoscopia. Principais doenças. Tonometria, teste de Shirmer e fluoresceína.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC o aluno deve ter a capacidade de, no cão e gato: utilizar corretamente e compreender terminologia medica; saber realizar as etapas do exame clinico de estado geral, incluindo a colheita da historia clinica e exame físico; realizar a exploração clinica dos sistemas linfático, gastrointestinal, respiratório, cardiovascular, locomotor e neurológico, urinário, endócrino, oftalmológico e reprodutor; compreender e saber reconhecer os sinais clínicos das afeções dos diferentes sistemas orgânicos; saber identificar uma lista de problemas de acordo com a anamnese e o exame clinico do paciente e saber identificar a localização da lesão e/ou órgão afetado, saber identificar quais os exames complementares necessários ao diagnóstico, interpretar e correlacionar os resultados de exames complementares de diagnósticos laboratoriais com o quadro clinico do paciente. O aluno também deverá ter conhecimento sobre procedimentos básicos hospitalares e cuidados com pacientes críticos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A avaliação da componente prática: O aluno terá uma nota individual em cada aula na avaliação contínua tendo em conta a assiduidade, participação e resposta a questões  colocadas em cada aula. No final do semestre a média dessas notas irá compor 40% da nota final. No final do curso haverá uma avaliação prática oral demonstrativa (60%). A aprovação da avaliação prática é obtida com um mínimo de 9,5 valores. A avaliação teórica: Realização de 2 fichas de avaliação sobre os conteúdos teóricos lecionados, com duração de 1 hora e 30 minutos cada. A nota final será dada pela média das 2 fichas de avaliação. A aprovação da avaliação teórica é obtida com um mínimo de 9,5 valores. Avaliação em exame final: A classificação final da disciplina corresponderá à média ponderada da avaliação da componente prática (50%) com a  avaliação da componente teórica (50%). A aprovação da UC é obtida com um mínimo de 9,5 valores na classificação final.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Textos pedagógicos de apoio fornecidos pelos docentes.   Ford, R.B; Mazzaferro, E. (Eds). Kirk & Bistner - Manual de Procedimentos Veterinários e Tratamento Emergencial. 9ªedição, Saunders Elsevier, 2013.   Bexfield, N., Lee,K. (Eds). BSAVA Guide to Procedures in Small Animal Practice. BSAVA, 2011.   Boyle, J. Crow and Walshaw's Manual of Clinical Procedures in Dogs, Cats, Rabbits and Rodents. 4th Edition, Wiley Blackwell, 2016.   Aspinall, V., Aspinall, R. (Eds). Clinical Procedures in Small Animal Veterinary Practice. Elsevier Saunders, 2013.   Willard, M.D, Tvedten, H., Turnwald (Eds). Small Animal Clinical Diagnosis by Laboratory Methods. 6ª edição, Saunders Elsevier, 2006.   Radostits, O.M., Mayhew, I.G.J., Houston, D.M. (Eds). Veterinary Clinical Examination and Diagnosis. WB Saunders Company, 2000  
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