-
Apresentação
Apresentação
A UC visa aprofundar o exercício de atividades relacionadas com o mercado de trabalho no âmbito da Higiene, Saúde e Segurança Alimentar. Providencia assim conceitos fundamentais relacionados com a produção, transformação e distribuição de alimentos de origem animal ao longo da cadeia alimentar, fornecendo conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da aplicação da legislação em vigor mais relevante na UE. Abrange, entre outros, critérios microbiológicos de circulação de produtos de origem animal no mercado europeu, controlo das zoonoses alimentares e outros perigos, bem como uma abrangência dos princípios fundamentais de Higiene do Codex Alimentarius, como uma referência de aplicação a nível mundial, fundamental para as trocas comerciais de produtos alimentares de origem animal no mundo. Providencia o entendimento de conceitos fundamentais para elaboração de sistemas de segurança dos alimentos, em especial dos de origem animal e elaboração de sistemas de Segurança Alimentar HACCP.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-24690
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. Conceitos Fundamentais: Alimentos e Géneros alimentícios, Higiene, Saúde e Segurança alimentar, cadeia alimentar. Boas práticas de Higiene, normas e legislação. 2. Noção e tipos de contaminação. Agentes de contaminação microbiológicos químicos e físicos. Perigo e risco. Custos e principais causas das doenças e o seu impacto, medidas de educação e prevenção. 3. Medidas de prevenir, reduzir, destruir contaminação. Princípios de higiene do pessoal, instalações e equipamentos, controlo de pragas e outros. 4. Sistemas de Segurança Alimentar e sua importância. Legislação Nacional e Internacional. 5. Sistema HACCP e seus Pré-requisitos. 6. Os sete princípios do HACCP - Aplicação. Elaboração/finalização de planos. Auditorias: Importância. 7. Prática laboratorial: principais contaminantes biológicos e químicos de acordo com a legislação vigente.
-
Objetivos
Objetivos
1. Adquirir conhecimentos básicos sobre conceitos de saúde, higiene e segurança alimentar integrados no conceito de cadeia alimentar e entender a importância da legislação e normas. 2. Saber identificar os principais contaminantes alimentares e relacioná-los com doenças de origem alimentar. Distinguir perigos e o seu risco para a saúde, bem como casos e surtos de doença, gravidade e probabilidade de doenças no consumidor e impactos na economia. 3. Adquirir conhecimentos de boas práticas de fabrico e higiene alimentar 4. Aprender a implementar programas de boas práticas de fabrico e higiene 5. Aprender a elaborar e implementar programas de pré-requisitos ao sistema HACCP 6. Saber elaborar sistemas de segurança alimentar (HACCP e outros) garantindo a saúde pública 7. Adquirir formação prática para a realização de testes laboratoriais para a identificação dos principais contaminantes na prática industrial de acordo com a legislação. Saber realizar a sua interpretação e medidas de melhoria.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Teórica: exposição da componente programática recorrendo ao uso de meios audiovisuais e seminários. Envolvimento dos alunos com discussão de casos práticos, análise e discussão de conceitos e realização de trabalhos em grupo e individuais. Estudo autónomo orientado: em grupo sob orientação dos docentes Aulas Práticas Execução prática para avaliação laboratorial de contaminantes e perigos biológicos e quimicos Na teórica e na prática serão priveligiadas aulas interativas, Sala de aula invertida, plataforma moodle, Kahoot, Socrative, Jigsaw Avaliação contínua em regime presencial: Teórica: realização de testes e exercicios em aula (ponderação 70% e 30%) Prática: Média das notas da avaliação dos trabalhos práticos (70% prática laboratorial e 30% exercícios práticos) Avaliação Final: prova teórica escrita e prova de avaliação prática caso tenha reprovado na avaliação continua Classificação final: média ponderada de 50% da avaliação prática e 50% da avaliação teórica
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Mortimore, S., Wallace, C. (2013). HACCP A Practical Approach (3rd ed.). Springer Hayes, P.R., Forsythe, S.J. (2010). Food Hygiene Microbiology and HACCP (3rd ed). Springer Codex Alimentarius: Food Hygiene Basic texts . Disponivel: Codex Alimentarius: Food Hygiene (Bsasic texts) - Fourth CXC 1 (2022). General principles of food hygiene -1969 Adopted in 1969. Amended in 1999. Revised in 1997, 2003, 2020, 2022. Disponível em: https://openknowledge.fao.org/server/api/core/bitstreams/f6f228d7-3b5c-42d1-8f47-1164c2a43ec7/content IFS Food, 2022: Standard for auditing product and process compliance in relation to food safety and quality FAO and WHO. 2020. Code of Practice on Food Allergen Management for Food Business Operators. Codex Alimentarius Code of Practice, No. CXC 80-2020. Codex Alimentarius Commission. Rome. EFSA: http://www.efsa.europa.eu/ Normas voluntárias aplicadas ao sector alimentar e Legislação aplicável
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não