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Disciplina Anatomia II

  • Apresentação

    Apresentação

    Conhecimento da Anatomia Animal Reconhecimento das diferenças anatómicas entre as várias espécies Aplicabilidade dos conceitos adquiridos durante os restantes anos curriculares do Mestrado Integrado em Medicina Veterinária e no desempenho da atividade Médico-Veterinária
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceitos gerais de anatomia e integração dos conteúdos programáticos das UCs Anatomia I com Anatomia II Miologia da coluna vertebral, tórax, abdómen, membro tora¿cico e membro pe¿lvico dos animais domésticos; Vascularizac¿a¿o, invervac¿a¿o e drenagem linfa¿tica da coluna vertebral, to¿rax, abdómen, membro tora¿cico e membro pe¿lvico dos animais domésticos.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a importância da nomenclatura anatómica veterinária na designação de estruturas anatómicas na área da miologia, angiologia e neurologia que constituem o aparelho locomotor, respetiva anatomia comparada e movimentos de locomoção. Integrar os novos conhecimentos com outras UCs, nomeadamente Anatomia I. Analisar os conhecimentos de anatomia aplicados ao diagnóstico e tratamento de patologias. Identificar as referências anatómicas necessárias para o planeamento de abordagens terapêuticas, nomeadamente cirúrgicas. Competências a adquirir: - Domínio das técnicas de disseção; - Atitude ética perante o animal; - Integração, colaboração, e distribuição de funções em trabalho de equipa; - Partilha de conhecimento entre pares; - Estabelecer boas relações interpessoais; - Comunicação clara, rigorosa e concisa; - Demonstrar confiança e convicção; - Procura da verdade; -Mente analítica e critica; -Curiosidade intelectual.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Privilegia-se a utilização de metodologias ativas (jigsaw, aula invertida?, aprender fazendo,problema-based learning, etc) em combinação com o ensino tradicional. A avaliação formativa é realizada em vários momentos das aulas, através de aplicações como "mentimeter", "whiteboard","socrative" o que permite diagnosticar as necessidades dos alunos, de forma contínua, para melhor orientação. Promove-se a discussão de exercícios. Para a "aula invertida" são disponibilizados vídeos na plataforma educast (Anatomia Veterinária https://educast.fccn.pt/vod/channels/1c2yq1rahy?locale=pt) para consulta dentro e fora da sala de aula. Utilização de vários tipos de recursos alternativos ao ensino tradicional de anatomia, nomeadamente modelos, plastinados, softwares, atlas virtuais e uma mesa de disseção virtual (Anatomage).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barone R. 2020. Anatomie comparee des mammiferes domestiques. ed.).(5ª ed.) Lyon: Vigot Frères.  Dyce, KM; Sack, WO; Wensing, CJG. (2017). Textbook of Veterinary Anatomy. (5th ed.) Saunders, Elsevier.  Evans, HE, Miller, ME. (2019). Miller's anatomy of the dog (5th ed.). St. Louis, Missouri: Elsevier.  
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