-
Apresentação
Apresentação
A origem etimológica da palavra epidemiologia mostra que a mesma resulta da fusão de três palavras: EPI (sobre); DEMOS (população; LOGIA (estudo). Assim, o objectivo da epidemiologia é o estudo da distribuição e determinantes de doenças e factores de saúde em populações e a aplicação deste estudo ao seu controlo. A epidemiologia enquanto área de conhecimento no domínio da medicina veterinária está associada à prevenção de doenças no âmbito da saúde animal e também da saúde humana, visto também focar-se sobre as doenças zoonóticas, que são as doenças transmissíveis entre os animais e os humanos. Os conteúdos leccionados irão dotar os alunos de conceitos e competências fundamentais na prevenção, controlo e erradicação de doenças.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-7633
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos básicos de epidemiologia e sua aplicação, conceitos e modelos de causalidade. 2. Transmissão de doenças em populações: vias de transmissão, periodos de incubação e latência, população sensível, infectada e imune, triângulo epidemiológico eimunidade de rebanho. 3. Indicadores epidemiológiocos de doença: prevalência e incidência (taxa versus risco), indicadores de mortalidade. 4. Estudos epidemiológicos: cálculo da amostragem, implementação, colheita e análise de dados. Avaliação da validade de um estudo epidemiológico. 5. Testes de rastreio e diagnóstico: sensibilidade e especificidade, valor predictivo positivo e negativo, prevalência real e aparente. 6. Investigação de um foco de doença: detecção e confirmação de foco, definição e identificação de casos, análise descriptiva e criação de hipóteses, identificação da causa, medidas de controlo e eliminação do foco. 7. Tipos de sistemas de vigilância de doenças: activa, passiva, de risco e sentinela. 8. Conceitos de Biossegurança
-
Objetivos
Objetivos
1 - Identificar os diversos factores que influenciam a transmissão de uma doença numa população. 2 - Identificar e calcular o método mais adequado de amostragem numa população de acordo com os objectivos propostos. 3 - Desenvolver, implementar um inquérito epidemiológico e criar a respectiva base de dados. 4 - Calcular indicadores epidemiológicos de doença população. 5 - Cálcular e interpretar parâmetros de testes de diagnóstico. Avaliar a performance de um teste diagnóstico numa população. 6 - Identificar factores de risco de doença através do cálculo de medidas de associação e medidas de efeito. 7 - Delinear e implementar um estudo epidemiológico. 8 - Investigar um foco de doença numa população. 9 - Classificar e avaliar diferentes tipos de sistemas de vigilância de doenças.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em complemento às aulas serão sugeridos aos alunos os seguintes conteúdos que irão complementar o processo de aprendizagem: - filmes; - documentários; - aplicações móveis; Também será solicitado a análise crítica de um artigo científico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Toma, B., Doufour, B., Sanaa, M., Bénet, J.J., Moutou, F., Louzã, A., Ellis, P. (1996). Epidemiologia aplicada à luta colectiva contra as principais doenças animais transmíssiveis. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. Gordis, L. (2010). Epidemiologia. 4 Ed. Lusodidacta, Lisboa. Thrusfield, M. (1991). Veterinary Epidemiology. 2a.Ed. Blackwell Science, London. Ian Dohoo,, Wayne Martin, Henryk Stryhn. Veterinary Epidemiology Research, 2nd edition.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não