-
Apresentação
Apresentação
Reconhecer o comportamento normal das principais espécies domésticas e exóticas. Identificar algumas das alterações comportamentais mais frequentes no cão e gato. Conhecer os principais problemas de bem-estar em animais de companhia, de produção, de laboratório e selvagens.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-8505
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução ao Comportamento e Bem-estar Animal Conceitos gerais e história da Etologia Mecanismos base do Comportamento Animal Métodos de amostragem e registo do comportamento Aprendizagem, memória e Motivação Teorias da Aprendizagem Conceitos gerais e legislação de Bem-estar animal (BEA) Indicadores de BEA Respostas de Stresse Etologia das principais espécies domésticas e de novos animais de companhia Problemas de Bem-estar Animal em diferentes espécies Clínica e Terapêutica comportamental Patologia Comportamental de Cães Patologia Comportamental de Gatos Modificação comportamental Clínica Pet-friendly Técnicas de Maneio e Contenção dos Animais de Companhia
-
Objetivos
Objetivos
Estar familiarizado com as diferentes abordagens ao estudo do comportamento animal e as suas principais questões Conhecer o comportamento natural das principais espécies domésticas. Compreender o processo de domesticação, a seleção natural e artificial e os seus efeitos no comportamento. Avaliar a influência do inato vs adquirido no desenvolvimento de problemas comportamentais. Compreender a importância da relação homem-animal. Reconhecer, avaliar e documentar estados emocionais das espécies domésticas mais comuns. Conhecer a principal legislação e recomendações sobre bem-estar animal. Conhecer os principais problemas de bem-estar que envolvem animais de laboratório, produção, companhia, etc. Ser capaz de propor planos de enriquecimento ambiental adaptados à espécie e necessidades. Saber avaliar alterações comportamentais de forma crítica e objetiva; identificar a melhor forma de fazer o maneio da situação e de estabelecer um plano de tratamento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino empregues baseiam-se em aulas teóricas magistrais com exposição de conhecimento, recorrendo a exemplos práticos. Esta será complementada com recurso a metodologias ativas que se baseiam no princípio da aquisição de conhecimento de forma autónoma, de forma a complementar as aprendizagens. São aplicadas metodologias de ensino ativas nas aulas práticas. São ainda utilizadas metodologias de ensino híbrido com recurso a plataformas de ensino on-line como: zoom, moodle e genially.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Landsberg, G. M., Hunthausen, W. L., & Ackerman, L. J. (2012). Behavior Problems of the Dog and Cat :. Elsevier Health Sciences. Tynes, V. V. (Ed.). (2010). Behavior of exotic pets . John Wiley & Sons. Broom, D. M., & Fraser, A. F. (2015). Domestic animal behaviour and welfare . CABI. Burch, M. R., & Bailey, J. S. (1999). How dogs learn. New York, NY: Howell Book House. Yin, S. A. (2009). Low stress handling, restraint and behavior modification of dogs & cats. CattleDog Pub..
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não