-
Apresentação
Apresentação
A farmacologia veterinaria é uma ciência experimental que avalia as propriedades dos fármacos e seus efeitos nos sistemas vivos.Inclui o estudo da origem das drogas (farmacognosia), a magnitude e tempo do efeito farmacologico observado na farmacodinâmica corporal, relação entre as doses administradas e as concentrações das drogas observadas nos tecidos, uso no tratamento de doenças e efeitos de envenenamento. As Drogas incluem qualquer agente químico (exceto alimentos) usado no tratamento, cura, prevençãoo ou diagnóstico de doenças, ou no controle de processos fisiológicos. A farmacologia clínica em medicina veterinária á a disciplina clínica dedicada ao uso ideal de medicamentos em pacientes veterinários, maximizando os seus benefícios profiláticos ou terapêuticos, minimizando ao mesmo tempo as consequências adversas. Hoje em dia, a farmacologia veterinária e a toxicologia são consideradas disciplinas que contribuem para o paradigma,Um Mundo,Uma Só Saúde.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT478-8529
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Definição de antibiótico e antimicrobiano. Mecanismos de ação, resistência e classificação dos antimicrobianos.Interações farmacológicas. Utilização de antibióticos em medicina veterinária e zootecnia. Penicilinas e antibióticos beta-lactâmicos relacionados. Tetraciclinas e aminoglicosídeos. Sulfonamidas e suas combinações. Cloranfenicol, macrólidos e lincosamidas. Fluoroquinolonas. Fármacos Antifúngicos Fármacos Antivíricos. Antihelmínticos: Nematocidas, cestocidas e trematocidas. Antiprotozoários e ectoparasiticidas. Quimioterapia Antineoplásica, Imunomodulação e Terapia Génica. Farmacologia do sistema cardiovascular. Digitálicos e fármacos vasodilatadores, anti-arrítmicos, ionotropos positivos e hipotensores. Farmacologia sistema renal. Princípios do equilíbrio hidroelectrolítico e metabolismo ácido-base. Fármacos utilizados na insuficiência renal aguda e crónica. Vias de administração em espécies pecuárias.
-
Objetivos
Objetivos
1-Dar continuidade à aquisição de conhecimentos sobre os fundamentos e conceitos gerais do desenvolvimento e uso de fármacos de uso veterinário 2-Adquirir conhecimentos sobre a farmacologia do sistemas cardiovascular e renal, integrar o suporte terapêutico com a seleção de fármacos para as diversas situações de patologia. 3-Adquirir conhecimentos sobre quimioterapia e estratégias de utilização cientes dos riscos de resistência. 4-Adquirir conhecimentos sobre os conjuntos de grupos de compostos que constituem o estado da arte em quimioterapia farmacológica veterinária 5-Adquirir competências para sustentar a prescrição e administração de fármacos, vigiar e monitorizar eventuais reacções adversas em animais, humanos e efeitos no ambiente 6- Estar consciente da possível permanência dos resíduos farmacológicos nos alimentos para consumo humano, e intervalos de segurança no âmbito de uma boa prática clínica da medicina veterinária e saúde pública
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão aplicadas metodologias inovadoras de ensino e avaliação durante o semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Riviere, J.E , Papich, Mark G (2018) Veterinary Pharmacology and Therapeutics . 8th Ed. Iowa State University Press. Ames. Katsung, B.G (2009) Basic & Clinical Pharmacology . 11 Ed. McGraw-Hill. th Spinosa, H. S., Górniak, S. L. e Bernardi, M. M. (2006.) Farmacologia Aplicada à Medicina Veterinária . 4ªEd. Guanabara/Koogan. Prista, L, Alves, C. e Morgado, R (1979). Técnica Farmacêutica e Farmácia Galénica . Vols I, II e III. 2ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa. Prescott, J.F., Baggot, D. & Walker, D. (2000). Antimicrobial Therapy in Veterinary Medicine. Iowa State Press. Baggot, D. (2001) The Physiological Basis of Veterinary Clinical Pharmacology. 1ª Ed., WileyBlackwell.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não