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Disciplina Desenho e Movimento

  • Apresentação

    Apresentação

    Introdução ao cinema de animação desenhado, através de vários exercícios destinados a dotar todos os alunos das técnicas e processos elementares da animação desenhada. Trabalho específico de Desenho, associado a linguagem gráfica e cinematografia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução aos princípios básicos do cinema de animação aplicados a diversas técnicas de expressão plástica como o desenho, a pintura e a collage: a) Desenhando o tempo: relação tempo-fotograma; b) Aceleração, desaceleração ("ease-in", "ease-out"); c) Acção, reacção (anticipação, "straight-ahead" action and "pose-to-pose", "follow through"); d) Ritmo, tempo; e) Trajectórias ("arcs"); f) Personalidade ("appeal"). 2. Representação na animação: a) Alteração de expressão corporal e facial; b) Procurar contrastes; c) Linguagem corporal. 3. Uso de referências visuais: a) Estudo de movimentos - Rotoscopia; b) Realismo vs fantasia animada; c) A representação do espaço em movimento; o cenário como "personagem". 3. O Desenho como ferramenta de investigação em Animação: a) Grafismo b) Proporção c) Representação como inspiração :: exploração da representação como caminho para uma linguagem pessoal d) Relação espaço-objecto/personagem e) Personagem e espaço figurativos vs abstractos
  • Objetivos

    Objetivos

    • Reconhecer os processos, técnicas e meios essenciais para a execução de pintura, desenho e recortes animados • Desenvolver soluções gráficas criativas (abstractas ou figurativas) para os mais variados tipos de projectos; • Demonstrar capacidade para desenvolver personagens desenhadas e apresentá-las através de lay-outs; • Criar e produzir movimento animado através do desenho, pintura e recortes; • Perceber a animação desenhada, pintada e de recortes como um meio privilegiado para desenvolver um olhar individual sobre o que nos rodeia.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Trabalho desenvolvido em formato de tutoria personalizada, a partir de briefings colocados ao grupo de estudantes, permitindo a criação de respostas individuais/originais.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BERGALA, A. (2005). Le cinéma d'animation. Paris: Scérén-cndp. (cota: DVD/2-BC ULHT 34084). LORD, P. & SIBLEY, B. (2004). Cracking Animation. London: Thames & Hudson. (cota: AV/137-BC ULHT 32701). MATTESI, Michael D. (2006). Force : dynamic life drawing for animators. Amsterdam: Focal Press. (cota: AV/116-BC ULHT 31890). THOMAS, F. & JOHNSTON, O. (1995). The illusion of life : Disney animation. New York: Disney Editions. (cota: AV/230-BC ULHT 33072). WEBSTER, C. (2012). Action analysis for animators. Amsterdam: Focal Press, (AV/800-BC ULHT 40556). WELLS, P. (2006). The fundamentals of animation. Lausanne: Ava Publishing. (cota: AV/540-BC ULHT 29813). WILLIAMS, R. (2009) The Animator's Survival Kit, London: Faber and Faber. XAVIER, J. (2007). Poética do movimento. Lisboa: Monstra. (AV/682-BC ULHT 37163).
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