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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular foca-se no conhecimento, comentário e integração das fontes históricas do cinema de animação (autorais e técnicas) no futuro trabalho pessoal (autoral ou comercial) do mestrando enquanto artista ou técnico do cinema de animação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2165-15903
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Os primórdios e os pioneiros da animação 2. A animação norte-americana: da formação da indústria aos grandes estúdios 3. A animação experimental europeia até à 2ª Guerra Mundial 4. A importância do National Film Board of Canada 5. A animação europeia dos países da Europa Central e de Leste até à Perestroika 6. A animação limitada: Zagreb e UPA 7. A animação japonesa 8. Estudo de casos na animação contemporânea
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Objetivos
Objetivos
- Promover entendimento da importância das fontes enquanto base da recensão ao conhecimento sobre o cinema de animação. O mestrando adquire saber sobre história e teoria do cinema de animação, aprende a identificar estilos, técnicas e autores do cinema de animação, além da capacidade de analisar filmes de acordo com os conhecimentos adquiridos. - Estimular o visionamento, revisionamento, comentário e integração das fontes, bem como procedimentos de pesquisa e autonomia no trabalho autoral ou de investigação em cinema de animação. - Permitir cruzamento da análise em curso dos projetos pessoais de cinema de animação ou investigação em cinema de animação através do debate em contexto de aula.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação keynote. Visionamento de filmes referentes à temática seguidos de debate moderado pelo docente. Avaliação feita a partir de uma apresentação (com a entrega do ficheiro de apresentação e material anexo) ou, em alternativa, um ensaio crítico sobre um tema, autor, artista, obra ou técnica relacionados ao cinema de animação (máximo 2500 palavras, mínimo 1500, citação rigorosa e indicação de bibliografia). O exame replicará a fórmula do ensaio crítico.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
BENDAZZI, Giannalberto (2015). Animation: A World History. London: CRC Press BUCHAN, Suzanne (ed.) (2006). Animated “Worlds”. London: John Libbey Publishing CHOLODENKO, Alan (ed.) (1991). The Illusion of Life: Essays on Animation. Sydney: Power Publications CRAFTON, Donald (1984). Before Mickey: The Animated Film 1889-1928. Cambridge/MA: MIT Press DENIS, Sébastien (2010). O Cinema de Animação. Lisboa: Edições Texto&Grafia DOBSON, Terence (2006). The Film Work of Norman McLaren. London: John Libbey FURNISS, Maureen (2016). Animation– The Global History. London: Thames and Hudson LENT, John A. (ed.) (2000). Animation in Asia and the Pacific. London: John Libbey PAUL, David W. (ed.) (1983). Politics, Art and Commitment in the East European Cinema. London: Macmillan PILLING, Jayne (ed.) (1997). A Reader in Animation Studies. London: John Libbey RUSSETT, Robert (2008). Hyperanimation Digital Images and Virtual Worlds. London: John Libbey
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não