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Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda a validação de métodos analíticos no âmbito das metodologias de análise de dados, aplicando diferentes técnicas analíticas quantitativas.Esta unidade curricular visa proporcionar uma compreensão abrangente da gestão da qualidade laboratorial e da validação de métodos, essencial para garantir a exatidão e fiabilidade dos resultados experimentais em diversos contextos científicos e industriais. Abrange princípios fundamentais, metodologias e normas críticas para a competência dos laboratórios de ensaio e calibração.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6942-11876
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Considerações gerais sobre a norma NP EN ISO/IEC 17025. Introdução à validação de métodos Avaliação dos erros experimentais Robustez, sensibilidade, especificidade/seletividade Métodos de quantificação Limites de deteção e quantificação
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo desenvolver competências relativas à validação de métodos analíticos no âmbito das metodologias de análise de dados, aplicando diferentes técnicas analíticas quantitativas. Pretende-se que o aluno adquira competências teóricas com base na norma NP EN ISO/IEC 17025 e desenvolva aptidões experimentais em várias técnicas analíticas/recolha de dados, utilizadas em laboratórios de controlo de qualidade industriais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Nesta unidade curricular as aulas teóricas serão suportadas por diferentes metodologias que suportam o modelo ensino aprendizagem de incluem algumas aulas de carácter expositivo, mas também Aprendizagem Baseada em Projetos; Aulas Invertidas e Design Thinking, sendo toda a aprendizagem consolidada pela bibliografia fornecida. As aulas práticas permitirão que os alunos desenvolvam competências, através da resolução de problemas teóricos, utilizando programas de simulação e produção de resultados através de folhas de cálculos contruídos pelos alunos. As aulas práticas são, igualmente, importantes para a compreensão dos conhecimentos adquiridos na componente da teoria.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barwick, V. (2016). Eurachem/CITAC Guide: Guide to Quality in Analytical Chemistry: An Aid to Accreditation. ISBN 978-0-948926-32-7 Instituto Português da Qualidade (2012). Vocabulário Internacional de Metrologia - Conceitos fundamentais e gerais e termos associados(VIM 2012), edição Luso-Brasileira. Ellison, S.L.R., Williams, A. (2012). Eurachem/CITAC guide: Quantifying Uncertainty in Analytical Measurement, Third Editions. ISBN 978-0-948926-30-3 IPAC (2011). Guia IPAC OGC002. Guia para a Acreditação de Laboratórios Químicos. Relacre. (2018). Guia Relacre 13. Validação de Métodos Internos de Ensaio em Análise Química. ISBN: 972-8574-02-9 Relacre (2018). Guia Relacre 31, Quantificação da Incerteza de Medição em Ensaios Químicos e Físico-Químicos. ISBN: 978-972-8574-46-8 Magnusson B., Örnemark, U. (2014). Eurachem Guide: The Fitness for Purpose of Analytical Methods – A Laboratory Guide to Method Validation and Related Topics. ISBN 978-91-87461-59-0
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não