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Disciplina Biossensores

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de Biossensores explora o desenvolvimento e aplicação de dispositivos que detectam e medem sinais biológicos. Esses sensores são cruciais para várias áreas, incluindo diagnóstico médico, investigação cientifica, segurança Alimentar ou meio Ambiente. Esta UC  oferece uma compreensão abrangente dos princípios e aplicações desses dispositivos. Inclui tópicos como a física e química dos sensores, a biologia por trás das reações que eles detetam, e as tecnologias envolvidas em sua construção e funcionamento. Os alunos aprenderão sobre diferentes tipos de biossensores, como enzimas, anticorpos ou células, e explorarão suas aplicações práticas em contextos clínicos, industriais e ambientais.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conceito de sensor e biossensor. Classificacão de biossensores. Transdutores de sinal. Biomoléculas (enzimas, anticorpos, ácidos nucleicos, DNA, células) e analitos. Bioreconhecimento. Biossensores ópticos, colorimétricos e espectrofotométricos, electroquímicos, mássicos, calorimétricos e biossensores com técnicas acopladas. Deteção e quantificação. Aplicações práticas em bioquímica, saúde e ambiente. Avanços recentes em biossensores (ex. “lab-on-a-chip”, “wearables”, wireless”). Estudo de casos.
  • Objetivos

    Objetivos

    A disciplina de Biossensores tem como objetivos que os alunos conheçam os conceitos essenciais aos biossensores, nomeadamente, tipos de biossensores e biomoléculas, transdutores de sinal, bioreconhecimento e analitos, funcionamento e deteção. Os alunos apreenderão os conceitos teóricos e práticos necessários para a idealização, construção e utilização de biossensores. Reconhecerão as tendências mais recentes na área e as suas aplicações práticas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teóricas (T) são presenciais, privilegiando o contacto directo com os alunos. Estão planeadas aulas de exposição interactiva e aulas de aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning) assim como aulas com trabalho colaborativo (aprendizagem colaborativa). Nas aulas práticas (PL) os alunos irão contactar com exemplos de biossensores, analisarão resultados e aplicarão os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas. Serão feitos estudo de casos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    1. Sibel, A. O., Uslu, B., Kemal, M., Sezgintürk, M. K. (Eds), (2023), Biosensors- Fundamentals, Emerging Technologies, and Applications, CRC Press. 2. Evtugyn, G., (2014), Biosensors: Essentials, Lecture Notes In Chemistry 84, Springer. 3. Selected papers related with the contents and techniques will be made available.  
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