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Disciplina Conceitos Básicos em Psicologia da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) de Conceitos Básicos em Psicologia da Saúde visa proporcionar uma compreensão aprofundada dos diferentes modelos e estratégias de intervenção psicológica aplicados à saúde. Os objetivos principais incluem adquirir conhecimentos sobre os modelos de intervenção em psicologia da saúde e os seus contextos, compreender o processo de intervenção, identificar dificuldades na relação terapêutica e conformidade, e analisar as necessidades e prioridades de indivíduos, grupos ou organizações.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.- Modelos, contextos e estratégias das intervenções em psicologia da saúde 2.- Estratégias e programas de prevenção, educação e promoção da saúde 2.- Áreas de intervenção  3.- O processo de intervenção em psicologia da saúde 4.- Técnicas e instrumentos de avaliação 5.- Técnicas e instrumentos de tratamento 6.- Avaliação das intervenções
  • Objetivos

    Objetivos

    - Adquirir conhecimentos sobre os diferentes modelos de intervenção psicológica em psicologia da saúde e os seus contextos de aplicação            - Compreender o processo de intervenção em psicologia da saúde - Identificar as dificuldades em estabelecer a relação e o cumprimento terapêutico       - Identificar e analisar as exigências e necessidades dos indivíduos, grupos ou organizações e estabelecer as prioridades correspondentes no campo da psicologia da saúde - Conhecer as diferentes estratégias de intervenção adequadas aos diferentes contextos - Saber como avaliar os resultados da intervenção
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Foi determinado um dia por semana para uma masterclass e outro para um misto de aulas teóricas e práticas. Na sessão prática, os conteúdos da master class podem ser delineados e exercícios e aplicações podem ser realizados em relação aos mesmos conteúdos. As práticas e exercícios associados a cada tópico são realizados com base na configuração de uma série de exemplos e casos clínicos sobre os quais o professor propõe as actividades correspondentes, e que envolvem o desenvolvimento prático dos conteúdos teóricos ensinados na aula presencial e teórica da mesma semana.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baum, A., Revenson, T. A., & Singer, J. (2012). Handbook of health psychology. Psychology press. Crosswell, A. D., & Lockwood, K. G. (2020). Best practices for stress measurement: How to measure psychological stress in health research. Health psychology open, 7(2), 2055102920933072. Estacio, E. V., Murray, M., & Marks, D. F. (2018). Health psychology: Theory, research and practice. Health Psychology, 1-832. Green, C., Meagher, R., & Millon, T. (Eds.). (2012). Handbook of clinical health psychology. Springer Science & Business Media. Gurung, R. A. (2018). Health psychology. Cambridge University Press. Luszczynska, A., Kruk, M., & Boberska, M. (2018). Measurement in health psychology research. In Handbook of Health Psychology (pp. 27-40). Routledge. Yardley, L., Bradbury, K., Nadarzynski, T., & Hunter, C. (2018). Digital health psychology. In Handbook of health psychology (pp. 519-525). Routledge.    
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