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Disciplina Conceitos Básicos em Psicopatologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC é desenhada para aprofundar o entendimento sobre a diversidade humana normal e patológica. Os alunos irão explorar os critérios atuais para definir normalidade e anormalidade, os sistemas de diagnóstico, e os principais modelos teóricos de psicopatologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução e conceitos-chave em psicopatologia 2. Sistemas de classificação e diagnóstico 3. Semiologia e exploração psicopatológica I. Consciência, orientação, atenção, memória, perceção e cognição 4. Semiologia e exploração psicopatológica II. Ansiedade, humor e emoções, impulsos, auto-agressão 5. Distúrbios relacionados com a ansiedade e o stress 6. Distúrbios obsessivo-compulsivos e relacionados 7. Distúrbios devido a sintomas físicos e dissociativos 8. Distúrbios de humor 9. Esquizofrenia e outras perturbações psicóticas 10. Distúrbios de personalidade 11. Distúrbios sexuais 12. Distúrbios alimentares 13. Outros distúrbios
  • Objetivos

    Objetivos

    - Explorar a distinção entre a diversidade humana normal e patológica - Adquirir o conhecimento dos critérios atuais para estabelecer a normalidade ou anormalidade de um comportamento - Adquirir conhecimento das vantagens e desvantagens dos sistemas de diagnóstico - Compreender os diferentes modelos explicativos de normalidade ou anormalidade psicológica - Para conhecer e compreender os principais modelos teóricos sobre a personalidade, as principais manifestações clínicas da psicopatologia e as principais áreas de ação do psicólogo clínico - Compreender e utilizar adequadamente a terminologia específica da psicopatologia - Conhecer os critérios de diagnóstico e as manifestações clínicas dos principais distúrbios psicopatológicos - Ser capaz de diferenciar entre distúrbios mentais utilizando o diagnóstico diferencial - Saber, em termos gerais, as principais teorias etiológicas das perturbações psicológicas dos diferentes modelos teóricos
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Um dia por semana para uma master class e outro para uma classe teórica e prática mista foram determinados, em que o conteúdo da master class pode ser delineado e os exercícios e aplicações podem ser realizados em relação ao mesmo conteúdo. As práticas e os exercícios associados a cada tópico são realizados com base na configuração de uma série de exemplos e casos clínicos em que o professor propõe as atividades correspondentes, e que envolvem o desenvolvimento prático do conteúdo teórico ensinado em frente e classe teórica da mesma semana.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams, H. E., & Sutker, P. B. (Eds.). (2007). Comprehensive handbook of psychopathology. Springer Science & Business Media. Barlow, D. H. (Ed.). (2014). The Oxford handbook of clinical psychology: updated edition. Oxford University Press. Black, D. W., & Grant, J. E. (2014). DSM-5® guidebook: the essential companion to the diagnostic and statistical manual of mental disorders. American Psychiatric Pub. DeYoung, C. G., & Krueger, R. F. (2018). A cybernetic theory of psychopathology. Psychological Inquiry, 29(3), 117-138. Kotov, R., Krueger, R. F., Watson, D., Cicero, D. C., Conway, C. C., DeYoung, C. G., ... & Wright, A. G. (2021). The Hierarchical Taxonomy of Psychopathology (HiTOP): A quantitative nosology based on consensus of evidence. Annual review of clinical psychology, 17, 83-108.  
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