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Apresentação
Apresentação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 15
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6802-13505
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Formação em comunicação e competências técnicas (observação e implementação, psicólogo / cliente, psicólogo / equipa); CP2. Práticas de avaliação e intervenção em CYBER CP3. Estudos de caso CP4. Elaboração do Relatório de Estágio
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Objetivos
Objetivos
OA1: Adquirir e aplicar competências e conhecimentos teóricos/técnicos no contexto da prática do CYBER OA2: Para os estudantes HBB, treino e aplicação de competências no domínio da avaliação e intervenções psicológicas e neuropsicológicas (dependendo dos objetivos, missão e necessidades do local de estágio) OA3: Para os estudantes EEB e HBB, implementar colaborativamente o plano delineado no Practicum I, que consiste no desenvolvimento e implementação de um dPPS. OA4: Elaborar o relatório de estágio
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino consistem no método expositivo e demonstrativo. Inicialmente, as metodologias são expositivas dos pontos iniciais do programa. Na fase seguinte da UC será desenvolvida a formação de roleplaying das principais capacidades de comunicação. Ao longo das actividades de formação, a formação específica será desenvolvida em situações relacionadas com os diferentes contextos de intervenção em ciberterapia e reabilitação neurocognitiva, onde também será privilegiada a discussão clínica de casos, para os alunos do HBB. O método activo será também privilegiado, a fim de promover a investigação bibliográfica e a análise de trabalhos científicos que orientem o desenvolvimento dos planos de estágio dos estudantes.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Chesham, R. K., Malouff, J. M., & Schutte, N. S. (2018). Meta-Analysis of the Efficacy of Virtual Reality Exposure Therapy for Social Anxiety. Behaviour Change, 35,1-15. doi: https://doi.org/10.1017/bec.2018.15 Fernández-Álvarez, J., Rozental, A., Carlbring, P., Colombo, D., Riva, G., Anderson, P. L., ... & Cárdenas, G. (2018). Deterioration rates in Virtual Reality Therapy: An individual patient data level meta-analysis. Journal of anxiety disorders. doi: 10.1016/j.janxdis.2018.06.005 Wiederhold, B. & Riva, G. Fullwood, C., Attril-Smith, A., Kirwan, G. (2017). Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine 2017: A Healthy Mind in a Healthy Virtual Body: The Future of Virtual Reality in HealthCare (Studies in Health Technology and Informatics). ISSN: 1554-8716. Wiederhold, B. & Riva, G. Wiederhold, M. (2015). Annual Review of Cybertherapy and Telemedicine 2015: Virtual Reality in Healthcare: Medical Simulation and Experiential Interface (Studies in Health Technology and Informatics
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não