-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular "Perturbações Comportamentais Relacionados com o Ciberespaço" tem como objetivo principal capacitar os estudantes a compreenderem a complexa relação entre as tecnologias do ciberespaço e as perturbações psicológicas. Ao longo do semestre, os alunos irão explorar como o uso dessas tecnologias pode influenciar o desenvolvimento de perturbações como distúrbios alimentares, perturbações de ansiedade e humor, além de analisar o impacto das perturbações preexistentes no uso do ciberespaço. Esta UC também se dedica ao estudo do cibercrime e ao perfil psicológico dos cibercriminosos, oferecendo uma visão criminológica das novas tecnologias aplicadas ao crime. Outro ponto central é o conceito de vitimologia, onde os estudantes irão entender os processos de vitimização no contexto digital e as suas consequências para os indivíduos e a sociedade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-25357
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Psicopatologia do ciberespaço 2. Substância e vícios comportamentais 3. Jogos de azar e distúrbios do jogo 4. Perturbações alimentares e ciberespaço 5. Perturbações de ansiedade e ciberespaço 6. Perturbações do humor e ciberespaço 7. Outras doenças 8. Cibercriminalidade, e perfil psicológico dos cibercriminosos. Predição, tratamento e prevenção 9. Cyberbullying e cyberharassment 10. A vitimologia aplicada ao ciberespaço
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Ser capaz de distinguir entre a influência da utilização das tecnologias do ciberespaço nas perturbações psicológicas e a influência das perturbações pré-existentes na utilização deste tipo de tecnologia OA2. Conhecer os riscos que as tecnologias do ciberespaço representam para as dependências de substâncias e comportamentos, distúrbios do jogo e do jogo, distúrbios alimentares, distúrbios de ansiedade, distúrbios de humor e outras perturbações OA3. Adquirir conhecimentos sobre as novas tecnologias aplicadas ao crime para compreender o seu potencial e a utilização que os investigadores podem fazer dele, para um aumento do desempenho na resolução dos casos detectados OA4. Compreender os fatores envolvidos nos processos de vitimização e os seus efeitos psicossociais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Estas áreas de aplicação serão revistas pelos estudantes (tutelados pelo professor) e apresentadas na segunda parte do curso. Na primeira parte, os alunos participarão em workshops demonstrando exemplos específicos desenvolvidos nos nossos laboratórios, para os quais os alunos terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização. O método expositivo será também utilizado para certos pontos do programa.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Emmelkamp, P. M., & Meyerbröker, K. (2021). Virtual reality therapy in mental health. Annual Review of Clinical Psychology, 17, 495-519. Gutiérrez-Maldonado, J. (2022). The Use of Virtual Reality Technology in the Treatment of Psychopathological Disorders. Journal of Clinical Medicine, 11(18), 5358. Halder, D. (2021). Cyber Victimology: Decoding Cyber-Crime Victimisation. Routledge. Nevin, A. D. (2015). Cyber-Psychopathy: Examining the relationship between dark E-personality and online misconduct. Padín, P. F., González-Rodríguez, R., Verde-Diego, C., & Vázquez-Pérez, R. (2021). Social media and eating disorder psychopathology: A systematic review. Cyberpsychology: Journal of Psychosocial Research on Cyberspace, 15(3).
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não