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Disciplina Terapia Digital em Psicologia Clínica e da Saúde

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular (UC) visa capacitar os estudantes para identificar os principais problemas e alvos terapêuticos no campo da psicologia clínica e da saúde e as possibilidades de resolver esses problemas por meio de recursos tecnológicos. Ao longo do curso, serão exploradas as principais perturbações psicológicas e as áreas de saúde para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas, permitindo uma compreensão aprofundada do impacto dessas inovações na prática psicológica. Além disso, será dada especial atenção às considerações éticas envolvidas na implementação de soluções tecnológicas, especialmente no contexto da e-Therapy
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Introdução à terapia digital em Psicologia Clínica e da Saúde  2.    Plataformas baseadas na Web em Psicologia Clínica e da Saúde 3.    Aplicações da realidade virtual/aumentada  em Psicologia Clínica e da Saúde 4.    Implementações para avaliação da personalidade/clínica e rastreio 5.    Implementações para psicoeducação, tratamentos psicológicos, promoção e monitorização da saúde e assistência psicológica classificada de cuidados de saúde  6.    Implementações para a investigação   7.    Considerações éticas relacionadas com a e-terapia em psicologia clínica e da saúde
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Identificar os problemas centrais e os alvos terapêuticos no campo da psicologia clínica e da saúde OA2: Identificar as possibilidades de resolver estes problemas com a ajuda de recursos tecnológicos OA3: Compreender as principais perturbações psicológicas para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas OA4: Identificar as principais áreas da psicologia da saúde para as quais foram desenvolvidas aplicações tecnológicas OA5: Reconhecer as principais considerações éticas relacionadas com a aplicação de soluções tecnológicas em e-Therapy
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Em primeiro lugar, os estudantes participarão em workshops demonstrando exemplos específicos de aplicações que os estudantes terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização. Em segundo lugar, as áreas abrangidas no programa serão revistas pelos estudantes (tutelados pelos professores) e apresentadas (em pares).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gratzer, D., & Goldbloom, D. (2020). Therapy and E-therapy-Preparing Future Psychiatrists in the Era of Apps and Chatbots. Academic psychiatry : the journal of the American Association of Directors of Psychiatric Residency Training and the Association for Academic Psychiatry, 44(2), 231–234. https://doi.org/10.1007/s40596-019-01170-3 Koelen, J. A., Vonk, A., Klein, A., de Koning, L., Vonk, P., de Vet, S., & Wiers, R. (2022). Man vs. machine: A meta-analysis on the added value of human support in text-based internet treatments ("e-therapy") for mental disorders. Clinical psychology review, 96, 102179. https://doi.org/10.1016/j.cpr.2022.102179 Lederman, R., & D'Alfonso, S. (2021). The Digital Therapeutic Alliance: Prospects and Considerations. JMIR mental health, 8(7), e31385. https://doi.org/10.2196/31385 Singh, K., & Severn, M. (2018). e-Therapy Interventions for the Treatment of Anxiety: Clinical Evidence. Canadian Agency for Drugs and Technologies in Health.    
INSCRIÇÃO AVULSO
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