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Disciplina Terapia Digital em Reabilitação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular (UC) oferece uma visão abrangente sobre o desenvolvimento de ambientes virtuais, explorando os conhecimentos necessários para criar uma equipa de trabalho, o hardware adequado e o processo de desenvolvimento de software. O programa também aborda os potenciais benefícios das aplicações em realidade virtual (RV), como a sensação de presença, a propriedade corporal e a agência vicária, além de considerar os fatores envolvidos na entrega dessas experiências. Os estudantes terão contacto com a literatura sobre aplicações de sistemas imersivos, especialmente no campo da reabilitação, e aprenderão a criar ambientes virtuais simples sem necessidade de programação. A UC prepara os alunos para dialogar com equipas técnicas e compreender as limitações e possibilidades da tecnologia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1.- Introdução geral: - História e exemplos de sistemas imersivos - Integração multissensorial e VR - Conceitos básicos de RV, teoria e métodos de medição: Presença, PI, PI, PsI, embodiment, propriedade do corpo, agência CP2.- Aspectos técnicos - O que constitui um sistema VR? Hardware, software, concepção de uma aplicação, trabalho em equipa, exposição a aplicações de construção de Unity - Como construir um ambiente - ferramentas de modelagem, técnicas de visão por computador CP3.- Exemplos de aplicações de RV para Investigação em: - Reabilitação - Psicologia - Ciências Sociais - Humanidades CP4.- Aplicações e considerações éticas: - Revisão do projecto (uma revisão aprofundada de todo um projecto, desde a concepção até à entrega - Discussão aberta sobre os aspectos éticos da utilização da RV  
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Adquirir conhecimentos sobre os processos envolvidos na criação de um ambiente virtual - que conhecimentos são necessários, como construir uma equipa, que hardware é necessário e as suas capacidades, e o processo de desenvolvimento de software. OA2: Identificar os potenciais benefícios das aplicações na realidade virtual - para proporcionar presença, propriedade do organismo, agência vicária - e os factores envolvidos na concretização destes benefícios OA3: Ter conhecimento da literatura sobre aplicações relacionadas com sistemas imersivos para vários tipos de reabilitação OA4: Ser capaz de criar ambientes virtuais simples sem programação, mas com antecedentes suficientes para poder conversar com uma equipa técnica e estar consciente das limitações e possibilidades desta tecnologia.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Estas áreas de aplicação serão revistas pelos estudantes (tutelados pelo professor) e apresentadas na segunda parte da UC. Na primeira parte, os alunos participarão em workshops demonstrando exemplos específicos desenvolvidos nos nossos laboratórios, que os estudantes terão de conhecer com mais detalhe e desenvolver algum domínio sobre a sua utilização.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Cai, H., Lin, T., Chen, L., Weng, H., Zhu, R., Chen, Y., & Cai, G. (2021). Evaluating the effect of immersive virtual reality technology on gait rehabilitation in stroke patients: a study protocol for a randomized controlled trial. Trials, 22(1), 91. https://doi.org/10.1186/s13063-021-05031-z Dockx, K., Bekkers, E. M., Van den Bergh, V., Ginis, P., Rochester, L., Hausdorff, J. M., Mirelman, A., & Nieuwboer, A. (2016). Virtual reality for rehabilitation in Parkinson's disease. The Cochrane database of systematic reviews, 12(12), CD010760. https://doi.org/10.1002/14651858.CD010760.pub2 Huang, Q., Wu, W., Chen, X., Wu, B., Wu, L., Huang, X., Jiang, S., & Huang, L. (2019). Evaluating the effect and mechanism of upper limb motor function recovery induced by immersive virtual-reality-based rehabilitation for subacute stroke subjects: study protocol for a randomized controlled trial. Trials, 20(1), 104. https://doi.org/10.1186/s13063-019-3177-y
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