-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular em Ética e e-Saúde tem como objetivo principal aprofundar o entendimento dos estudantes sobre as questões éticas envolvidas na teleconsulta e na e-saúde. Através desta unidade, os alunos desenvolverão competências críticas essenciais para navegar e analisar questões éticas complexas, abrangendo desde a base filosófica e sociológica até o quadro jurídico europeu.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-25361
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1. Ética, Moral e Deontologia: definições CP2. Consciência ética e teorias éticas CP3. Tomada de decisões éticas CP4. Regulamento geral sobre protecc¿a¿o de dados (GDPR) em e-saúde CP5. Estruturas europeias em e-saúde CP6. E¿tica da teleconsulta e telepsicologia: Guidelines deontológicas para a intervenção clínica com recurso à tecnologia CP7. E¿tica e Investigac¿a¿o em Psicologia
-
Objetivos
Objetivos
OA1. Compreender as bases filosóficas, sociológicas e históricas da ética na teleconsulta OA2. Desenvolver o pensamento crítico em questões éticas relacionadas com a e-saúde e teleconsulta. OA3. Adquirir conhecimentos sobre o Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD). OA4. Adquirir conhecimentos no quadro juri¿dico e ético da teleconsulta na Europa
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteu¿dos em E¿tica sera¿o articulados ao modelo pedago¿gico do Mestre CYBER. Os estudantes tera¿o de aprender sobre o enquadramento legal e e¿tico na sau¿de electro¿nica na Europa, e tambe¿m, de forma mais ampla, sobre as dimenso¿es e¿ticas na investigac¿a¿o em sau¿de, que envolvem participantes humanos e, por vezes, particularmente vulnera¿veis. A lecionac¿a¿o destes conteu¿dos recorre ao me¿todo expositivo. O debate e discussa¿o orientada pelo docente sobre casos especi¿ficos sera¿o igualmente implementados nesta unidade curricular.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA. (2013). Guidelines for the practice of telepsychology. American Psychological Association, 68(9), 791-800. http://dx.doi.org/10.1037/a0035001 Cooper, S. E., Campbell, L. F., & Smucker Barnwell, S. (2019). Telepsychology: A primer for counseling psychologists. The Counseling Psychologist, 47(8), 1074–1114. https://doi.org/10.1177/0011000019895276 Chen, K., Lou. V. W. Q. (2020). Measuring Senior Technology Acceptance: Development of a Brief, 14-Item Scale. Innov Aging, 4, 3:igaa016. doi: 10.1093/geroni/igaa016 Davis F. A technology acceptance model for empirically testing new end-user information systems: Theory and results. USA: Massachusetts Institute of Technology; 1986. Dou K, Yu P, Deng N, Liu F, Guan Y, Li Z, et al. Patients' acceptance of smartphone health technology for chronic disease management: a theoretical model and empirical test. JMIR Mhealth Uhealth 2017 Dec 06;5(12):e177. [doi: 10.2196/mhealth.7886] [Medline: 29212629]
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não