-
Apresentação
Apresentação
.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6802-25363
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Projectos de I&D em CYBER: CP1: Perturbações psicológicas e condições de saúde CP2: Reabilitação Neuro-cognitiva CP3: Modelos Terapêuticos Online CP4: Métodos avançados de recolha e processamento de dados CP5: Métodos imersivos avançados CP6: O futuro do CYBER
-
Objetivos
Objetivos
Serão realizados seminários temáticos, com oradores convidados, a fim de aprofundar e expandir os conhecimentos básicos e científicos dos estudantes em CYBER e em técnicas avançadas de recolha e análise de dados e de procedimentos imersivos (OA1), encorajando ao mesmo tempo uma abordagem interdisciplinar e crítica do campo deste ciclo de estudos (OA2). Simultaneamente, os estudantes serão encorajados a treinar as suas capacidades de apresentação oral (OA3).
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As sessões semanais serão dadas aos estudantes através de um seminário por um perito e profissional no domínio do CYBER (por exemplo, investigadores, clínicos). Nestas sessões, é privilegiado um método expositivo para garantir que os alunos recebem conhecimentos teóricos e concetual e conhecimentos científicos actualizados sobre cada ponto dos PCs. Com base num método ativo, será criado um espaço de discussão com o orador convidado em cada sessão. Os alunos são depois incentivados a pesquisar autonomamente a literatura sobre os temas apresentados e discutidos nas sessões. Os alunos têm de realizar uma síntese que integre a coleção de conteúdos desta UC, e apresentá-la como trabalho final.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barello, S., Triberti, S., Graffigna, G., Libreri, C., Serino, S., Hibbard, J., & Riva, G. (2016). eHealth for Patient Engagement: A Systematic Review. Frontiers in psychology, 6, 2013. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.02013 Bouchard, S., et al.. (2017). Virtual reality compared with in vivo exposure in the treatment of social anxiety disorder: a three-arm randomised controlled trial. The British journal of psychiatry : the journal of mental science, 210(4), 276–283. https://doi.org/10.1192/bjp.bp.116.18423 Giusti, E. M., Pedroli, E., Riva, G., Castelnuovo, G., & Molinari, E. (2020). The Psychological Impact of the COVID-19 Outbreak on Health Professionals: A Cross-Sectional Study. Frontiers in psychology, 11, 1684. Rizzo, A. S. (2019). Clinical virtual reality in mental health and rehabilitation: A brief review of the future!, Proceedings in SPIE 11002, Infrared Technology and Applications, https://doi.org/10.1117/12.2524302
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não