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Apresentação
Apresentação
Considerando o papel central desta unidade curricular (UC) na ligação entre três áreas científicas chave desta formação, nomeadamente, as neurociências, psicologia e a educação, definiu-se uma carga de trabalho mais elevada para esta unidade curricular para cumprimento dos objetivos formação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6232-22775
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à neurociência educacional 2. Bases fisiológicas da excitabilidade neuronal 3. A atividade neuronal no cérebro intacto 4. Técnicas de exploração da função neuronal 4.1. Sistema nervoso central e sistema nervoso periférico 5. Organização do cérebro 5.1. Aspetos evolutivos e ontogénese 5.2. Neuroanatomia funcional 5.3. Lateralização cerebral 5.4. Diferenças individuais 6. Cérebro e aprendizagem 6.1. Neuroplasticidade 6.2. Emoções e motivação 6.3. Desenvolvimento do sistema nervoso e desenvolvimento cognitivo 6.4. Contributos da neurociência para o processo de ensino e aprendizagem 7. O cérebro visual: processamento visual e ortografia 8. O cérebro auditivo: processamento auditivo e fonologia 9. O cérebro espacial: processamento visoespacial e atenção 10. Neocórtex 10.1. Funções cognitivas na monitorização do comportamento 11. Aplicações da neurociência educacional
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Objetivos
Objetivos
Esta UC tem como objetivo o estudo da relação entre cérebro, mente e educação numa perspetiva interdisciplinar e enquadrada no campo da neurociência educacional. O estudo será realizado com enfâse nos mecanismos neuronais que suportam a aprendizagem em contexto escolar, permitindo uma compreensão deste fenómeno pela discussão dos fatores cognitivos que influem no processo de ensino e aprendizagem. Pretende-se promover o conhecimento dos paralelismos entre desenvolvimento neuronal e cognitivo e como esta relação se reflete no desempenho e aprendizagem em ambiente escolar. As competências a desenvolver baseiam-se na aquisição dos conhecimentos-chave para a compreensão dos seguintes aspetos: a) funcionamento do cérebro a nível fisiológico e suas relações com funcionamento cognitivo; b) principais técnicas utilizadas no estudo do funcionamento cerebral; e c) funções cerebrais a nível cognitivo e emocional e influência na regulação comportamental ligada à aprendizagem em contexto escolar.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Esta unidade curricular assenta numa base teórico-prática, com recurso ao método expositivo com auxílio de meios audiovisuais e suportado em artigos científicos relevantes nas aulas teóricas, e ao método demonstrativo nas aulas práticas para explorar os principais fenómenos cognitivos com recurso aos laboratórios de Psicologia.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Eysenck, M. W. & Keane, M. T. (2015). Cognitive Psychology: A Student's Handbook (7th Edition). NY: Psychology Press. Immordino-Yang, M. H. (2016). Emotions, Learning, and the Brain: Exploring the Educational Implications of Affective Neuroscience (The Norton Series on the Social Neuroscience of Education). NY: W. W. Norton & Company. Kolb, B., Whishaw, I. Q. (2015). Fundamentals of Human Neuropsychology (7th Ed). Worth Publishers. Ludvik, M. J. B. (2016). The Neuroscience of Learning and Development: Enhancing Creativity, Compassion, Critical Thinking, and Peace in Higher Education. Sterling, USA: Stylus Publishing, LLC.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não