-
Apresentação
Apresentação
O programa da disciplina de Esoterismo Ocidental centra-se no estudo histórico e analítico crítico de movimentos esotéricos na cultura ocidental. Tendo como pano de fundo os movimentos neoplatónicos, cristãos gnósticos e herméticos da Antiguidade Tardia e a história das chamadas "ciências ocultas '(nomeadamente a astrologia, a alquimia, e a magia), o foco deste curso incidirá em particular sobre o renascimento da filosofia hermética durante o início do Renascimento, a assim Occulta Philosophia e os desenvolvimentos posteriores, como a alquimia, o paracelsismo e a Rosacruz. O curso incluirá também noções da Cabala Judaica e cristã e da história e simbologia maçónica. Além disso, o programa procurará conhecer as correntes teosóficas e iluministas, e as várias formas de ocultismo e movimentos relacionados durante os séculos XIX e XX, incluindo a Teosofia, a Antroposofia, os movimentos e fenómenos contemporâneos, incluindo o ¿New Age¿.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT453-15534
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição Esoterismo Ocidental, Campo Epistemológico e Métodos Gnose e Esoterismo: História, estado da arte e delimitação científica Hermetismo,Neoplatonismo, Mística Judaica e Cristianismo Gnóstico Conceitos Fundamentais Filosofia Hermética e Correntes Relacionadas Corpus Hermeticum, Tabula Smaragdina e Kybalion. Alquimia, a Astrologia e Magia Alquimia e o Renascimento Hermético Idade Média e Renascimento: Diálogo inter-religioso no hermetismo Cristianismo Gnóstico: História e Conceitos Diversidade do Cristianismo e fontes compulsadas no Séc. XX Neoplatonismo e Neopitagorismo Platão e os "Mistérios". Autores Neoplatónicos e Neopitagóricos Alquimia, Transfiguração, Transmutação Alquimistas espirituais, Rosacruz e a Alquimia iniciática do Séc. XVII Teosofia Séc XVII, Maçonaria e Martinismo Jacob Boehme; Paracelso, Ramsay, Saint Martim e Wilermoz Maçonaria Herança Espiritual Maçónica Séc. XX Teosofia, Antroposofia, movimentos culturais e sociais
-
Objetivos
Objetivos
a) Conhecer e aplicar a metodologia dos estudos em Esoterismo Ocidental b) conhecer o campo de estudos e o Estado da Arte. Conhecer, c) compreender e aplicar o conceito de Esoterismo Ocidental na História das Ideias e da Filosofia e suas implicações. d) Conhecer, neste contexto, os movimentos do pensamento espiritual e as suas implicações nos impulsos sociais e o modo como potenciaram os desenvolvimentos históricos, artísticos e literários. e) Conhecer as fontes compulsadas e algumas das concretizações originais e dos pensadores associados ao Esoterismo Ocidental.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O ensino da disciplina de Esoterismo baseia-se em metodologias inovadoras que combinam pensamento crítico, interdisciplinaridade e aprendizagem ativa. A abordagem inclui Inquiry-Based Learning, incentivando a investigação autónoma sobre textos esotéricos fundamentais, e a interpretação hermenêutica de fontes primárias. Utilizam-se metodologias ativas, como debates estruturados, para explorar sistemas iniciáticos. A tecnologia digital apoia o ensino através de plataformas colaborativas e mapas conceptuais interativos. A aprendizagem experiencial e estudos de caso analisam manifestações contemporâneas do esoterismo, relacionando-as com as suas raízes históricas. O trabalho colaborativo e a tutoria personalizada promovem a reflexão crítica e o pensamento independente. Estas estratégias permitem uma compreensão profunda do esoterismo ocidental e o desenvolvimento de competências analíticas e aplicáveis a várias áreas do conhecimento.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
LOMELINO de FREITAS, Rui, Hermetismo como fonte do Humanismo Português, in Grandes Enigmas da História de Portugal Vol. I, (Lisboa, Ésquilo 2010) LOMELINO de FREITAS, Os Manifestos Rosacruzes, Lisboa, Alma dos Livros, 2020 HANEGRAAFF, WOUTER J., Dictionary of Gnosis & Western Esotericism, Leiden, Boston: Brill, 2006 Methods in the Study of Western Esotericism. ¿ [accessed 9 February 2014] MATEUS, GABRIEL, A Construção do Lugar Académico dos Estudos sobre Esoterismo, Lisboa, Revista Lusófona de Ciência das Religiões, n. 18-19, 2013
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não