filmeu

Disciplina Diálogo Inter-religioso e Direitos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    O diálogo entre as diferentes religiões sempre foi importante para a concretização dos principais objectivos emanados com a criação  da ONU:  ¿Manter a paz e a segurança internacionais¿ (artº. 1º., §1). A paz entre as religiões permite cumprir este objectivo fundamental, a Paz entre os Povos. Por outro lado, dando cumprimento à Declaração Universal dos Direitos do Homem, a paz entre as religiões só será uma realidade, se os Direitos do Homem forem postos em cima da mesa, tendo em conta, de um modo particular, o artº. 18º "Toda a pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião; este direito implica a liberdadede mudar de religião ou de convicção, assim como a liberdade de manifestar a religião ou convicção, sozinho ou em comum, tanto em público como em privado, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pelos ritos". Nesta UC, pretende-se fazer conjugação entre diálogo interreligioso, tão nnecessário, e os direitos humanos, em ordem à Paz e Segurança mundiais.      
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Cidadão e Cidadania. - O princípio ecuménico - O movimento ecuménico no século XX. -  O ecumenismo e o Concílio Vaticano II. -  Diferenças entre ¿diálogo ecuménico¿ e ¿diálogo inter-religioso. -  Bases teológicas para o diálogo inter-religioso. -  O valor do humano e da ética para o diálogo inter-religioso. -  Religiões: unidade na pluralidade e tolerância, para a construção da paz. - Religiões monoteístas: que diálogo(s)? - Diálogo Inter-Religioso: um imperativo para a paz. -  Os conflitos religiosos como obstáculos à paz. -  Os riscos das tentativas de politização da religião. -  O diálogo entre as diferentes confissões religiosas com vista à promoção da inclusão. -  Espiritualidade e diálogo inter-religioso. -  O ecumenismo em Portugal. A   Declaração Universal dos Direitos do Homem- - Direitos Humanos, Ética e Dignidade Humana. - As três gerações de Direitos Humanos. - Religiões, Diálogos e Direitos Humanos. O diálogo inter-religioso, os Direitos Humanos  e os novos desafios para o século XXI.      
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se com esta UC que o mestrando conheça os processos de diálogo entre as religiões, os saiba identificar e analisar criticamente, em ordem à Declaração Universal dos Direitos do Homem e tenha a percepção  da importância e das dificuldades passadas e presentes nesse mesmo diálogo como impulsionador e até garante da Paz e Segurança mundiais. Pretende-se que os os mestrandos aduiram a capacidade de analisar criticamente os fenómenos religiosos de forma imparcial, atendendo à obtenção de resultados o mais objectivamente possíveis.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adragão, P. P. (2002). A Liberdade Religiosa e o Estado. Coimbra: Livraria Almedina. Campos, F. (2019). Na Senda dos Direitos Humanos. Breves passos. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Dupuis, J. (2002). O diálogo inter-religioso numa sociedade pluralista. In ¿Didaskalia¿. Vol. XXXII.Lisboa: Universidade Católica Portuguesa, pp. 69-81. Goulão, J. (2015). O futuro dos Direitos Humanos. Lisboa: Nova Vega Hostmaelingen, N. (2016). Direitos Humanos num Relance. Lisboa: Edições Sílabo. Kukathas, C. & Pettit, P. (2005). Rawls: «uma teoria da justiça» e os seus críticos. Lisboa: Gradiva. Novais, J.R. (2016). A Dignidade da Pessoa Humana: Dignidade e Direitos Fundamentais. Vol. I. Coimbra: Edições Almedina, S.A. Pannikkar, R. (2007). O diálogo indispensável ¿ paz entre as religiões. Corroios: Zafiro. Ribeiro, C. & Cunha, M. (2013). O Rosto Ecumênico de Deus. Reflexões sobre ecumenismo e paz. São Paulo: Fonte Editorial, Lda.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios