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Disciplina Religiões e Culturas Orientais

  • Apresentação

    Apresentação

    Campo de ação e Área de atuação: Ciência das Religiões. Domínios de intervenção: Hinduísmo; Budismo; Taoismo; Confucianismo; Religiões da Ásia oriental, meridional e do sudeste asiático. Pertinência da UC no ciclo de estudos: dado o mestrado em Ciências das Religiões da Universidade Lusófona abordar o fenómeno religioso de forma abrangente e estratégica, uma introdução ao estudo das religiões da Ásia oriental, meridional e do sudeste asiático torna-se elemento fundamental para uma preparação básica sobre as religiões praticadas no mundo. O enforque científico-religioso e histórico cultural desta UC atende à necessidade de se contextualizar o estudo destas religiões numa ótica comparativa e intercultural.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Introdução ao estudo das religiões e culturas orientais Religião, Cultura, Oriente e Orientalismo As religiões da Ásia oriental, meridional e do sudeste asiático As principais religiões da Índia, China, Japão, Vietname, Coreia e Mongólia Sanatana Dharma (Hinduísmo - I) Teologia e metafísica hindus Sanatana Dharma (Hinduísmo - II) Cosmologia e escolas doutrinais hindus Buddha Dharma (Budismo - I) Os fundamentos do Budismo Buddha Dharma (Budismo - II) O conceito de vacuidade e o caminho de libertação Dàojiào (Taoismo - I) Princípios e fundamentos do Taoismo Dàojiào (Taoismo - II) Figuras e textos fundamentais do Taoismo Rújiào (Confucianismo) Princípios e fundamentos do Confucianismo O dito Oriente na cultura portuguesa O Orientalismo português
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se com esta unidade curricular introduzir e desenvolver as capacidades de estudo e reflexão crítica dos discentes relativamente às principais religiões e cosmovisões religioso-espirituais da Ásia oriental, meridional e do sudeste asiático, com especial destaque para o Hinduísmo, o Budismo, o Taoismo e o Confucianismo, enquanto religiões do dito "Oriente" mais influentes e representadas na cultura dita "ocidental". Além disso, pretende-se desenvolver ferramentas descritivas e histórico-religiosas básicas sobre as outras religiões nascidas nas referidas áreas geográficas, como, entre outras, o Sikhismo e o Xintoísmo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Existe a possibilidade concreta de incluir visitas de estudo a museus, locais de culto, comunidades religiosas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CONFÚCIO, Confucian Analects, The Great Learning & The Doctrine of the Mean. Tr. James Legge, New York: Dover Publications, 1971 COOMARASWAMY, Ananda K. - El Vedanta y la tradición occidental y otros ensayos. Tr. Agustín Lopéz y María Tabuyo, Madrid: Siruela, 2001. COOMARASWAMY, Ananda K. - Hinduism and Buddhism. Whitefish: Kessinger Publishing, 2007. LAO ZI - The Texts of Taoism. The Tao Te Ching of Lao Tzu. Tr. James Legge, New York: Dover Publications, 1962. SAID, Edward W. - Orientalism. New York: Penguin, 1978. Outros textos, para além desta bibliografia básica, serão indicados durante o período letivo.
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