-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular tem como objetivo aprofundar a compreensão do papel da religião nas sociedades contemporâneas, analisando as suas diversas manifestações, desafios e transformações. Serão abordados temas como: i) secularização e pluralismo religioso, analisando os desenvolvimento e evolução do fenómeno religioso e o aumento da diversidade religiosa nas sociedades modernas; ii) religião e política, examinando o lugar e papel das religiões na esfera pública, a relação entre religião e Estado e a influência das religiões nas políticas públicas; iii) e novas formas de religiosidade, com a interpretação das novas expressões religiosas, tais como os novos movimentos religiosos, a espiritualidade individualizada e as religiões cívicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT453-8299
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1) Introdução geral: - Conceitos fundamentais (secularização, secularismo, secularidade, laicidade, espiritualidade, pluralismo e diversidade) - Tendências (contemporâneas) globais do fenómeno religioso 2) Teorias da secularização - Racionalização; - Societalização; - Diferenciação funcional; - Segurança existencial; - Diversidade cultural. 3) Teorias de individualização da crença: - Privatização da religião e religião invisível; - Crer sem pertencer e religião vicária; - Espiritualidade reflexiva; - Rutura na corrente de memória coletiva. 4) Modelo do mercado religioso /Economia religiosa 5) Secularismo contemporâneo - Relações Estado-religião - Modelos contemporâneos de separação, cooperação e Igreja de Estado.
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre, os estudantes deverão ser capazes de analisar criticamente as diferentes teorias sobre o fenómeno religioso contemporâneo, compreender a diversidade das suas expressões hodiernas e avaliar o impacto das religiões na política, na sociedade e na cultura. Espera-se, ainda, que sejam capazes de desenvolver capacidades de investigação e análise de dados qualitativos e quantitativos sobre o fenómeno religioso.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O processo de ensino-aprendizagem combina a aprendizagem em sala de aula, aulas teórico-práticas e práticas, com estudo independente, individual e de grupo. Este processo apoia-se em atividades de e-learning e em recursos disponibilizados online (ex: Moodle), bem como no contacto próximo com o docente. É fortemente encorajada a assiduidade e a participação dos alunos. O curso recorre a três elementos de avaliação (um aprsentação oral, um trabalho final e a participação em debates na sala de aula). Estas formas de avaliação permitem ainda avaliar a capacidade dos alunos para compreender e aplicar conceitos, estruturar respostas logicamente consistentes e argumentos críticos, retirar conclusões e implicações para uma futura dissertação de mestrado.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Berger, Peter L. 2014. The Many Altars of Modernity: Toward a Paradigm for Religion in a Pluralist Age. Boston: De Gruyter. Inglehart, Ronald F. 2021. Religion’s Sudden Decline: What’s Causing It, and What Comes Next? Oxford: Oxford University Press. Moniz, Jorge Botelho. 2024. Secularização - Genealogias, Modelos e Debates. INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda: Lisboa. Taylor, Charles. 2007. A Secular Age. Cambridge: Harvard University Press.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não