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Disciplina Visualização de Informação Avançada

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta cadeira aborda uma variedade de tópicos relacionados à visualização de informação desde uma perspetiva teórica e de tomada de decisão para  desenho de visualizações. Os alunos aprendem os fundamentos conceituais da visualização de dados que permitem revelar informações não explícitas nos dados.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1. Introdução à visualização de dados: definição, abordagens e exemplos CP2. Fases do processamento da informação visual: perceção, interpretação e compreensão CP3. Princípios de desenho de visualizações CP4. Processo de desenho de visualizações CP5. Impacto da percepção visual no desenho de visualizações CP6. Tipos de gráficos e sua utilização CP7. Distorção de dados em visualizações
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Compreender fatores que afetam o entendimento da visualização pela audiência OA2. Aprender a decompor uma visualização nos seus elementos e distinguir o essencial e útil ao entendimento do não essencial e distrativo OA3. Compreender como funciona a percepção visual humana e respectivas implicações no desenho de visualizações OA4. Aprender os tipos de gráficos adequados ao tipo de dados a mostrar OA5. Aprender a utilizar elementos adicionais como anotações e cores de forma a destacar a mensagem da visualização OA6. Identificar decisões de design que distorcem os dados
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta cadeira tem fortes componente teórica e prática, ensinada através de aulas, análise de casos de estudo e projetos desenvolvidos pelos alunos na sala de aula. As aulas são expositivas, para explicar os conceitos teóricos e fundamentos de visualização de dados. Estas aulas são complementadas com uma componente tutorial, onde os alunos trabalham de forma independente, mas supervisionada. Durante a supervisão dos projetos, o professor concentra-se nos aspectos narrativos necessários para explicar os problemas, soluções e as justificações das mesmas. Isto capacita os alunos a desenvolver suas habilidades críticas dentro do âmbito da cadeira.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Kirk, A. (2019). Data visualisation: A handbook for data driven design . Sage.  
INSCRIÇÃO AVULSO
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