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Disciplina Democracia, Transições e Paradoxos

  • Apresentação

    Apresentação

    Após um período de transição de regimes autoritários para regimes democráticos, as democracias liberais têm estado sob a pressão tanto de tendências autoritárias, tais como o populismo ou o constitucionalismo autoritário, como dos seus antigos e novos paradoxos. Neste contexto, esta unidade curricular é um locus privilegiado da análise crítica das teorias desenvolvidas no âmbito da ciência política para: a) descrever e explicar a complexidade desses processos e paradoxos, b) contribuir para a qualidade da cidadania e governação democrática.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Democracia(s) e desafios à democracia: autoritarismo e totalitarismo. CP2: Teorias da transição democrática: estruturalista, escolha estratégica, institucionalista, económica. CP3: Transições do autoritarismo para a democracia e transições da democracia para o autoritarismo: o populismo iliberal, o autoritarismo constitucional. CP4: Transições falhadas. CP5: Os paradoxos da democracia: baixos níveis de satisfação do funcionamento da democracia vs. a crença que a democracia é o melhor regime; individualismo liberal vs. homogeneidade democrática; inclusão vs. exclusão democrática; o paradoxo da inovação. CP6: O impacto dos paradoxos democráticos na governação política. CP7:  O contributo da ciência política para a compreensão dos processos de transição democrática e dos paradoxos da democracia.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final desta UC os estudantes devem se capazes de: OA1: reconhecer e identificar a complexidade e as crises da democracia. OA2: analisar criticamente as principais teorias da transição democrática, assim como alguns dos mais importantes paradoxos da democracia, em geral, e da democracia liberal, em particular. OA3: apresentar ideias complexas e estimular a discussão em grupo. OA4: compreender as dificuldades da concetualização dos processos de transição e de explicação dos paradoxos da democracia pela ciência política.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A  Avaliação compreende duas modalidades: 1. avaliação contínua (AC) Teste escrito (50%) + respostas por escrito a questões relacionadas com os conteúdos leccionados em cada aula (40)% + participação nas aulas (10%) = 100%.  2.  Avaliação através de  teste escrito. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dahl, R. A Democratic Paradox. Political Science Quarterly, 2000, 115 (1), pp. 35-40.https://doi.org/10.2307/2658032. Haggard, S. and Kaufman, R. Inequality and Regime Change: Democratic Transitions and the Stability of Democratic Rule. American Political Science Review. 2012, 106 (3) doi:10.1017/S0003055412000287. Linz, J. Autoritarismo e democracia. Prefácio de António Costa Pinto . Lisboa: Livros Horizonte. 2015. ISBN:978-972-24-1801-0. Lawrence, R. Media, Communication, and Democratic Decline: Thoughts on The Paradox of Democracy. Political Science Quarterly. 2024, qqae115, https://doi.org/10.1093/psquar/qqae115 Queiroz, R. Jeopardising Liberal Democracy: The Trouble with Demarchy. Critical Policy Studies.  2024, 18(3), pp. 470-489.    
INSCRIÇÃO AVULSO
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