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Apresentação
Apresentação
Após um período de transição de regimes autoritários para regimes democráticos, as democracias liberais têm estado sob a pressão tanto de tendências autoritárias, tais como o populismo ou o constitucionalismo autoritário, como dos seus antigos e novos paradoxos. Neste contexto, esta unidade curricular é um locus privilegiado da análise crítica das teorias desenvolvidas no âmbito da ciência política para: a) descrever e explicar a complexidade desses processos e paradoxos, b) contribuir para a qualidade da cidadania e governação democrática.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT94-14992
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Democracia(s) e desafios à democracia: autoritarismo e totalitarismo. CP2: Teorias da transição democrática: estruturalista, escolha estratégica, institucionalista, económica. CP3: Transições do autoritarismo para a democracia e transições da democracia para o autoritarismo: o populismo iliberal, o autoritarismo constitucional. CP4: Transições falhadas. CP5: Os paradoxos da democracia: baixos níveis de satisfação do funcionamento da democracia vs. a crença que a democracia é o melhor regime; individualismo liberal vs. homogeneidade democrática; inclusão vs. exclusão democrática; o paradoxo da inovação. CP6: O impacto dos paradoxos democráticos na governação política. CP7: O contributo da ciência política para a compreensão dos processos de transição democrática e dos paradoxos da democracia.
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Objetivos
Objetivos
No final desta UC os estudantes devem se capazes de: OA1: reconhecer e identificar a complexidade e as crises da democracia. OA2: analisar criticamente as principais teorias da transição democrática, assim como alguns dos mais importantes paradoxos da democracia, em geral, e da democracia liberal, em particular. OA3: apresentar ideias complexas e estimular a discussão em grupo. OA4: compreender as dificuldades da concetualização dos processos de transição e de explicação dos paradoxos da democracia pela ciência política.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentações orais seguidas de debate, relacionadas com as referências bibliográficas (30%) + trabalho escrito individual (30%) + teste escrito (30%) + participação nas aulas (10%) = 100%. O trabalho pode ser sobre um filme relacionado com o conteúdo da UC. Por exemplo, o filme Os Capitães de Abril, realizado por Maria de Medeiros está explicitamente relacionado com os conteúdos desta UC.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Dahl, R. A Democratic Paradox. Political Science Quarterly, 2000, 115 (1), pp. 35-40.https://doi.org/10.2307/2658032. Haggard, S. and Kaufman, R. Inequality and Regime Change: Democratic Transitions and the Stability of Democratic Rule. American Political Science Review , 106 (3) August 2012 doi:10.1017/S0003055412000287. Linz, J. Autoritarismo e democracia. Prefácio de António Costa Pinto . Lisboa: Livros Horizonte, 2015. ISBN:978-972-24-1801-0. March, J. and Olsen, J. The New Institutionalism: Organizational Factors in Political Life. The American Political Science Review , 1984), 78 (3), pp. 734-749, https://doi.org/10.2307/1961840. Mouffe, C. Carl Schmitt and the Paradox of Liberal Democracy. Canadian Journal of Law and Jurisprudence , 1997, 10 (l), pp. 21-33. DOI: https://doi.org/10.1017/S0841820900000217
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não