-
Apresentação
Apresentação
Nas últimas três décadas, a política internacional testemunhou uma reconfiguração significativa das grandes famílias políticas do Segundo Pós-Guerra, com o surgimento de novos actores relevantes a nível nacional e transnacional. Neste quadro, assinala-se o emergir de uma nova vaga populista, relevante por intensidade na passagem entre o Século XX e o Século XXI e transversalidade no eixo Esquerda-Direita. O populismo contemporâneo incide na realidade ideológico-partidária nacional e supranacional e no debate político e académico. Nesta última dimensão, em particular, o populismo contemporâneo, de esquerda e de direita, é, hoje, um dos mais importantes objectos de análise devido ao seu impacto sobre o modelo da Democracia Liberal, dominante no Ocidente. Longe de ter produzido um consenso, estas análises representam um estímulo importante para o futuro das instituições políticas, dos valores consolidados, dos projectos de construção das identidades e das sociedades contemporâneas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT94-23361
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Populismo contemporâneo no Debate científico Contexto histórico-político e debate científico As abordagens científicas ao Populismo em perspectiva comparada A abordagem da Ideologia A abordagem Político-Estratégica A abordagem Sócio-Cultural Populismo contemporâneo no eixo político O debate sobre Populismo contemporâneo e Fascismo Histórico O Populismo de Esquerda O Populismo de Direita e a questão Extremismo/Radicalismo de Direita Populismo contemporâneo e Democracia liberal As críticas liberais ao Populismo contemporâneo como ameaça à Democracia O impacto do Populismo nos três pilares da Democracia: Identidade Representatividade Pluralismo Populismo na Democracia portuguesa As expressões do populismo desde 1974 até aos nossos dias em perspectiva histórica A nova direita populista em Portugal entre extremismo extraparlamentar e radicalismo parlamentar
-
Objetivos
Objetivos
Objectivo: introduzir os alunos ao debate politológico sobre populismo contemporâneo; esclarecer os termos científicos; desenvolver a capacidade analítica para diferenciar análise descritivo-explicativa e polémica política diária. O objectivo preza as diferentes abordagens científicas e a pluralidade de análises do fenómeno no Ocidente contemporâneo. O curso privilegia quatro dimensões fundamentais: 1) os conceitos científicos definidores do populismo contemporâneo e o debate académico à sua volta; 2) a relação entre populismo contemporâneo, dicotomia Esquerda-Direita, conceitos de Radicalismo e Extremismo; 3) a relação entre o populismo contemporâneo e a Democracia liberal; 4) o populismo na Democracia portuguesa e novos actores do Século XXI.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No princípio da UC, será proposto aos estudantes um treino prático para selecionar nas plataformas audivisuais on-line (videos youtube e podcats) materiais científicos sobre os temas salientes do curso. Hoje são disponíveis também nos sites das maiores universidades internacionais, conferências e seminários de académicos de renomes na área de estudo dos populismos que funcionam como suporte precioso à análise apresentada na sala de aula e à bibliografia indicada.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
DE LA TORRE, Carlos - Routledge Handbook of Global Populism. New York: Routledge, 2019. KALTWASSER Cristóbal Rovira, TAGGART Paul, ESPEJO Paulina Ochoa, and OSTIG UY Pierre (eds) - The Oxford Handbook of Populism. Oxford: Oxford University Press, 2017.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não