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Apresentação
Apresentação
O programa desta disciplina é abrangente: procura uniformizar conhecimentos anteriores nesta área, pelo que aborda metodologias de investigação na perspectiva quantitativa e qualitativa (não esquecendo o método histórico comparativo). Aborda igualmente a escrita científica e a fraude académica.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT94-8739
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Ciência, conhecimento científico, senso comum Paradigmas e metodologias: quantitativa e qualitativa O processo de investigação Hipóteses, variáveis, natureza e níveis de medida Tipos de desenhos e processos de investigação Inquérito por questionário e inquérito por entrevista As metodologias quantitativas e o tratamento de dados: a importância das estatísticas descritivas e inferenciais. Pacotes estatísticos para o tratamento de dados: SPSS Amostragem: amostras quantitativas e qualitativas As metodologias qualitativas: sua importância. A observação livre e a observação participante As histórias de vida O método comparativo e a análise histórica comparativa A importância da Análise documental, A análise de conteúdo A escrita científica As Normas da APA Estratégias de divulgação dos resultados científicos
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Objetivos
Objetivos
- Aquisição de conhecimentos relativos à escrita científica e aos seus aspectos normativos. - Incrementar nos alunos o gosto pela investigação. - Potenciar a capacidade para os alunos desenvolverem de forma autónoma um projecto de investigação a partir de uma boa questão de partida. - Aquisição de competências para o tratamento de dados quantitativos e qualitativos. - Desenvolver competências para o manuseamento do package estatístico IBM/SPSS
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Irão ser incluídos recensões criticas de artigos científicos com especial incidência na parte da metodologia utilizada.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Box-Steffensmeier, J. M., Brady, H. E., & Collier, D., eds. (2008). The Oxford Handbook of Political Methodology. Oxford University Press. Della Porta, D. e Keating, M., eds. (2008). Approaches and Methodologies in the Social Sciences. CUP. Gonçalves, S., Gonçalves, J. & Marquers, C. G. (2022). Manual de Investigação Qualitativa. Pactor. McNabb, D. (2010). Research Methods for Political Science: Quantitative and Qualitative Approaches. ME Sharpe. Nina, S. R., Silveira, P., Terrenas, J., & Reis, L. (Coords.) (2024). Manual de Métodos de Investigação em Ciência Política. Almedina.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não