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Disciplina Métodos de Investigação em Ciências Criminais

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular Métodos de Investigação em Ciências Criminais visa fornecer aos estudantes competências teórico-práticas para conceber, desenvolver e avaliar projetos de investigação científica nesta área. O seu âmbito centra-se na recolha e tratamento de dados provenientes de fontes primárias e secundárias, na construção de bases de dados, na análise quantitativa, qualitativa e mista, bem como na interpretação e comunicação rigorosa dos resultados. Constitui-se como disciplina transversal e estruturante, promovendo a compreensão crítica das potencialidades e limites das diferentes metodologias, a capacidade de selecionar técnicas adequadas a problemas específicos e a síntese fundamentada de conclusões. A sua pertinência decorre do contributo direto para a produção de conhecimento e para a formação de investigadores e profissionais aptos a atuar em diversos contextos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos Introdução A colheita de dados: recolha de dados de fontes primárias e secundárias; Construção de bases de dados; Metadados; A amostra; O tratamento dos dados: validade interna, externa e de conteúdo; técnicas de interpolação e extrapolação Abordagem quantitativa Análise de dados transversais e longitudinais Abordagem qualitativa: A análise de dados qualitativos Abordagem mista Vantagens, desvantagens e desafios Interpretação de resultados
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacitar os alunos com habilidades sólidas em métodos de investigação, permitindo-lhes projetar e conduzir investigações em ciências criminais Promover uma compreensão abrangente das abordagens quantitativas e qualitativas, incentivando a capacidade de escolher métodos apropriados tendo em conta as questões específicas da investigação Desenvolver competências na colheita, tratamento, análise e interpretação de dados Capacitar os alunos na aplicação e interpretação de métodos quantitativos e qualitativos em ciências criminais Desenvolver habilidades de síntese e sistematização de resultados para uma compreensão abrangente dos fenómenos estudados Capacitar os alunos para formular conclusões fundamentadas a partir dos resultados da pesquisa, promovendo a capacidade de comunicar eficazmente suas descobertas
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bachman, R. D., & Paternoster, R. (2016). Statistics for criminology and criminal justice. Sage Publications. Box-Steffensmeier, J. M., Freeman, J. R., Hitt, M. P., & Pevehouse, J. C. (2014). Time series analysis for the social sciences. Cambridge University Press. Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2022). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. Sage publications. Maxwell, J. A. (2012). Qualitative research design: An interactive approach. Sage publications Miles, M. B., Huberman, A. M., & Saldana, J. (2019). Qualitative Data Analysis: A Methods Sourcebook. Sage Publications Shin, Y. (2017). Time series analysis in the social sciences: the fundamentals. Univ of California Press. Trochim, W. M., & Donnelly, J. P. (2008). Research Methods: The Essential Knowledge Base. Cengage Learning
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