-
Apresentação
Apresentação
Esta UC pretende fazer a ligação entre a formação de cariz mais académico e a atividade profissional no seu sentido mais lato (alunos e as suas problemáticas, os docentes e a atividade colaborativa, a instituição e as famílias)
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT456-22229
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Trabalho Docente e a sua complexidade; A escola como organização do trabalho docente As práticas educativas em diferentes contextos; análise crítica Avaliação dos contextos familiares e educativos; e dos fatores facilitadores da intervenção dentro e fora do contexto escolar O diagnóstico de alunos com perturbações do âmbito cognitivo e ou/motor; perturbações da personalidade ou de conduta; multideficiência Elaboração de programas de intervenção tendo por base o diagnóstico dos alunos e a avaliação dos contextos; O estudo de caso enquanto processo de investigação e base da intervenção.
-
Objetivos
Objetivos
Pretende-se que no final da UC os mestrandos sejam capazes de: Caracterizar as problemáticas de alunos com perturbações do âmbito cognitivo e ou/motor, perturbações da personalidade ou da conduta, multideficiência; Identificar diferentes práticas educativas em contexto de Escola e em contexto de sala de aula; Participar na implementação de medidas de suporte à aprendizagem e inclusão Colaborar com os docentes do ensino regular na organização e desenvolvimento de estratégias e atividades de diferenciação curricular; Elaborar, implementar e avaliar programas de intervenção com alunos com medidas adicionais, Justificar as decisões por si tomadas em função dos contextos e dos alunos; Intervir no âmbito das suas funções, Refletir criticamente sobre as práticas desenvolvidas, por si e por outros professores; Apresentar e debater em equipa casos de alunos com NEE
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visitas a locais de trabalho e Escolas com populações especiais Visitas de Especialistas às aulas. Webinars.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alarcão, I.; Roldão. M.C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional dos professores. Ed. Pedago Correia, L.M (2003). Inclusão e Necessidades Educativas especiais- um guia para Educadores e professores. Porto. Porto Ed. Nielsen, L.B. (1999) Necessidades Educativas especiais na sala de aula - um guia para professores. Porto Ed. Ferreira, W.B.& Martins, R.C.B.(2007) De docente para docente -Práticas de Ensino e diversidade para a Educação Básica). summus editorial Rief, S. F.; Heimburge. (2000). Como ensinar todos os alunos na sala de aula inclusiva 1º vol.. Porto Ed. Silva, M.O.E. (2019). Gestão das Aprendizagens na sala de aula inclusiva. E.U. Lusófonas, 2ª edição. Tardif, M. Lessard, C. (2014). O trabalho Docente- elementos para uma teoria da Docência como profissão de interações humanas. Ed. Vozes -9ªed. Ysseldyky, J.E.; Algozzine, Bob (1995). Special Education- a practical approach for teachers. Ed Houhhton Miffin Company.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não