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Apresentação
Apresentação
Esta UC debruça-se sobre os fundamentos conceptuais e legais que enquadram a Educação Especial e a Educação Inclusiva, para que possam ser interpretados à luz do contexto sócio-histórico-filosófico em que se situam e deem sustentação às práticas dos profissionais e dos futuros docentes de Educação Especial. Pretende-se que estas potenciem o processo de aprendizagem e inclusão de todas as crianças e alunos com necessidades educativas específicas e, em particular, o dos alunos com perturbações do foro cognitivo e/ou motor, perturbações da personalidade ou de conduta, e multideficiência, tendo em conta que no quadro legal atual, a Educação para todas as crianças e alunos deve ser inclusiva e equitativa, de qualidade e processar-se ao longo da vida.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT456-22231
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Dimensões sócio-históricas da Educação, da Educação Especial e da Educação Inclusiva Resgate da história da educação. Marcos internacionais Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948), Declaração de Salamanca (1994), Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2006), Declarações de Lisboa e Declaração de Incheon (2015 Fórum de Cali (2019), Manual para garantir inclusão e equidade na educação (2019), Fórum de Dakar (2000), Construir os nossos futuros juntos (2023) Enquadramento legal nacional Constituição da República Portuguesa, DL 03/2019, Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (2017), DL 55/2018, DL 54/2018, Para uma Educação Inclusiva: Manual de apoio à prática (2018). Princípios e valores educacionais Estudos sobre Decreto-Lei 532/2018, de 6 de julho ¿Competências dos profissionais e docentes de Educação Especial no domínio cognitivo e motor Perfil docente de Educação Especial
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Objetivos
Objetivos
Entender a Educação Especial e a Educação Inclusiva no contexto sócio-histórico-cultural em que se inserem; Compreender a evolução dos documentos norteadores que fundamentam a integração e a inclusão; Situar-se face a modelos de resposta a crianças e alunos com perturbações do foro cognitivo e/ou motor, perturbações da personalidade ou de conduta e multideficiência, tendo em conta os quadros conceptuais em que se fundamentam; Conhecer o quadro legal que enquadra a inclusão educativa; Conhecer e enquadrar as competências inerentes ao desempenho de profissionais e de docentes de Educação Especial no domínio cognitivo e motor; -Com esses conhecimentos, Incentivar e apoiar as escolas na implementação de projetos educativos que envolvam os alunos com necessidades educativas especiais e os contextos em que vivem; Refletir sobre a Inclusão Educativa nas suas múltiplas dimensões.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas expositivas dialogadas presenciais e online síncronas via plataforma Teams. Conteúdos disponibilizados no Moodle, com análise de documentários e webinares em aulas assíncronas, em plataformas como VideoAnt e análise de textos em aulas assíncronas, na plataforma Hypothesis ou o Google Docs. Debates e sínteses das aulas assíncronas em aulas online síncronas e presenciais. Dinâmicas de grupo, jogos e desafios para a reflexão e a aquisição, a consolidação e o aprofundamento de conhecimentos. Problematização e reflexão sobre situações profissionais, com debates plenários e em pequenos grupos. Constituição de pequenas equipas de investigação e ação para o trabalho colaborativo que acontecerá nesta e nas diversas UC do curso.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ainscow, M. (2020). Promoting inclusion and equity in education: lessons from international experiences. Nordic Journal of Studies in Educational Policy, 6(1), 7–16. Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho. Estabelece o regime jurídico da educação inclusiva. Diário da República. (Consolidado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de setembro). Lima-Rodrigues, L. & Rodrigues, D. (2024). Políticas públicas e formação continuada de professores para a educação inclusiva: relatório da investigação. ALANA. Rodrigues, D. (2015). Equidade e Educação Inclusiva (2ª edição). PROFEDIÇÕES. UNESCO (2019). Manual para garantir inclusão e equidade na educação. UNESCO.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não