filmeu

Disciplina Estratégias de Aprendizagem e Educação Inclusiva

  • Apresentação

    Apresentação

    É importante formarmos pessoas para que estas estejam preparadas para implementarem as estratégias de intervenção mais adequadas, para que promovam oportunidades de aprendizagem que fomentem a participação de Todos, independentemente da sua condição. Encarando a Educação como um vetor de promoção de justiça social é importante desenvolver uma cultura de respeito da diversidade, capacidade crítica e agentes promotores de direitos humanos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Diferenciação e Flexibilidade Curricular, Desenho Universal para a Aprendizagem - Dos princípios às práticas em sala de aula; A importância do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de práticas inclusivas; Colaboração entre profissionais; Colaboração entre alunos: organização de grupos em sala de aula; A articulação escola família; Modelos de intervenção educativa: Abordagem Cognitivista; Abordagem Comportamentalista; Abordagem Sócio-Relacional; Práticas para dificuldades Neuromotoras (comunicação; questões motoras; posicionamento; acessibilidades); Planificação da intervenção; Metodologias de intervenção específicas: Programas de facilitação leitura e escrita; A utilização de sistemas aumentativos e alternativos de comunicação para participação em sala de aula Programas de Enriquecimento Cognitivo; Formulários; Jogos de Enriquecimento Curricular.
  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver a reflexão crítica nos alunos sobre questões de intervenção com alunos com necessidades específicas. É nossa intenção capacitá-los de um conjunto de saberes para conseguirem mobilizar as melhores ferramentas de intervenção pedagógica de forma a responder às especificidades dos alunos. Pretendemos desenvolver os seguintes objetivos e competências: Revelar capacidade para pesquisar, selecionar e interpretar informação pertinente no domínio da Educação Inclusiva; Demonstrar capacidade para analisar, discutir e refletir sobre tópicos relevantes relacionados com a educação, nomeadamente para alunos com necessidades específicas; Analisar de forma crítica diferentes modelos de intervenção educativa; Conhecer diferentes estratégias de intervenção para alunos com necessidades específicas no domínio cognitivo-motor; Compreender a importância do trabalho cooperativo e da articulação com a família; Entender os pressupostos fundamentais para a planificação da intervenção.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os diferentes momentos serão organizados em sessões teórico-práticas e onde combinaremos: i) momentos de exposição teórica, com a apresentação dos pressupostos teóricos relativo às diferentes temáticas abordadas; ii) momentos de debate e reflexão sobre os temas em estudo; iii) análise e discussão de textos/artigos científicos e/ou de vídeos; iv) momentos de trabalho a pares e dinâmicas de trabalho em grupo, nomeadamente o role play . Regime de avaliação: Avaliação contínua (participação nas aulas). Elaboração de um trabalho individual, de revisão bibliográfica, de uma ficha de leitura ou de um portfólio sobre uma das problemáticas que integram a UC (a apresentar no final da disciplina).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Dias, J. C., (2019). Educação Inclusiva: Um olhar organizado em 5 pontos de vista. Comunicação apresentada no Encontro Nacional sobre Inclusão, organizada pela Fenprof e realizada na Casa dos Direitos Sociais, Lisboa-Portugal. Jackson, R., M. (2005). Curriculum Access for Students with Low-Incidence Disabilities: The Promise of Universal Design for Learning. Wakefield, MA: National Center on Accessing the General Curriculum. (Links u p d a t e d 2 0 1 1 ) . Consultado em agosto de 2024: https://www.cast.org/products-services/resources/2005/ncac-curriculum-access-low-incidence-udl Meyer, A., Rose, D. H., & Gordon, D. (2014). Universal design for learning: Theory and practice. Wakefield: CAST Professional Publishing. Consultado em agosto, 2024. http://udltheorypractice.cast.org Tomlinson, C. A. (2017). How to differentiate instruction in Academically Diverse Classrooms. (3 Ed.) Alexandria, VA: ASCD.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios