-
Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda a intervenção pedagógica inclusiva, a gestão de conflitos e dificuldades de aprendizagem decorrentes de dislexia, disortografia e disgrafia. É uma UC essencialmente prática, tendo em conta que os estudantes que frequentam este Mestrado desenvolvem a sua ação profissional no âmbito da Educação, com alunos com medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, que se pretende que sejam inclusivas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT456-22236
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Diferenciação e Flexibilidade Curricular, Desenho Universal para a Aprendizagem Formulários; Jogos de Enriquecimento Curricular Conflitos Conceptuais; Conflitos de Interesse; Conflitos Desenvolvimentais Valor dos Conflitos Estratégias de gestão e resolução de conflitos Regras básicas do processo de mediação Atividades de segmentação de sílabas e sons; Jogos de correspondência fonema-grafema; Leituras guiadas e repetidas; Exercícios de compreensão textual. Listas de palavras frequentes e exercícios de memorização; Completar palavras e frases com a ortografia correta; Exercícios de revisão e correção de textos. Exercícios de caligrafia e traçado de letras. Atividades de desenho e coordenação motora fina; Jogos de manipulação.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer diferentes estratégias de intervenção para alunos com necessidades específicas no domínio cognitivo-motor; Compreender a importância do trabalho cooperativo e da articulação com a família; Entender os pressupostos fundamentais para a planificação da intervenção. Criar e apoiar a criação de contextos cooperativos de aprendizagem que potenciem o desenvolvimento de climas sociais positivos promotores da aprendizagem e participação de todos os alunos. Identificar indicadores de dislexia, de disortografia e de disgrafia. Conhecer estratégias de intervenção pedagógica com alunos com dificuldades de aprendizagem.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias a implementar: -Exposição pelo/a docente para introdução ou sistematização de conteúdos. -Visualização de vídeos explicativos, a partir dos quais os estudantes são convidades a elaborar um trabalho reflexivo, tendo em conta a introdução dos conteúdos realizada pelo/a docente e a bibliografia de suporte ao tema em questão, previamente enviada. -Leitura antecipada de textos sobre o tema de cada aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, M. (2017). Guia para uma Pedagogia Diferenciada em Contexto de Sala de aula: Teoria, Práticas e Desafios. Lisboa: Coisas de Ler. Jackson, R., M. (2005). Curriculum Access for Students with Low-Incidence Disabilities: The Promise of Universal Design for Learning. Wakefield, MA: National Center on Accessing the General Curriculum. Consultado em janeiro de 2024: https://sde.ok.gov/sites/ok.gov.sde/files/LowIncidence.pdf Santos, N., & Mogarro, M. J. (2023). Se queremos práticas inclusivas poderemos continuar a conceptualizar a diferenciação pedagógica como medida? If we want inclusive practices can we continue to conceptualise pedagogical differentiation as a measure?. Revista Cocar, (19). Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/5815 Teles, P. (2004). Dislexia: Como identificar? Como Intervir? Revista Portuguesa de Clínica Geral; dezembro de 2004.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não