filmeu

Disciplina Seminário de Apoio à Elaboração da Dissertação/ Trabalho de Projeto/ Estágio

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC define-se o Projeto de Intervenção ou a Dissertação de Mestrado. Ao longo da sua duração, os estudantes vão preparando um Projeto de Dissertação ou de Intervenção, que será apresentado por escrito e defendido oralmente a um Júri. Este definirá a sua avaliação.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    -Paradigmas de investigação em Educação -Etapas de um processo de investigação -Projetos de Intervenção -Investigação-ação -Técnicas e Instrumentos de recolha de dados -Tratamento de dados em investigação de natureza qualitativa (Análise de conteúdo: codificação e categorização)
  • Objetivos

    Objetivos

    No final da UC, os estudantes devem ser capazes de: -Conhecer as diferentes etapas de um processo de investigação em educação. -Formular a sua questão de investigação, os objetivos gerais e específicos. -Selecionar as técnicas e os instrumentos de recolha e de tratamento de dados, de acordo com a opção metodológica escolhida. -Selecionar autores de referência, artigos científicos e investigação realizada, no âmbito do tema escolhido para a investigação. -Elaborar, apresentar e discutir o projeto do trabalho final do Mestrado.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se que os estudantes aprofundem conhecimentos e desenvolvam competências de natureza técnica e científica, que lhes permitam a elaboração de um projeto do trabalho final do Mestrado, coerente e consistente ao nível teórico e metodológico. As aulas terão um caracter expositivo, com exemplos práticos, sempre que se justificar; apresentação, pelos estudantes, do trabalho que vai sendo realizado, em sessões programadas para tal; reflexão em grupo-turma e/ou em grupo sobre artigos científicos fornecidos pela docente, e sobre questões decorrentes do projeto.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Alves, M. (2007). Como escrever T eses e Monografias- um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro. Campus Elsevier Ed. Amado, A. (Org.) (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade. Bardin, L. (1977). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. Bogdan, R. & Biklen, S. (1994). Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora. Boutinet, J-P (1990). Antropologia do Projecto. Lisboa. Instituto Piaget. Carmo, H. & Ferreira, M. (2008). Metodologia de Investigação: Guia para a auto-aprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. Cohen, L.; Manion, L. & Morrison, K. (8 th Edition). (2018). Research Methods in Education. Taylor & Francis Creswell, J., W. (2010). Projecto de Pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto . Porto Alegre: Artmed. Estrela, A. (1994). 4ª edição.Teoria e prática de observação de classes. Uma estratégia de formação de professores. Porto: Porto Editora.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios