-
Apresentação
Apresentação
Cabe à Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem a missão de indagar a história do desenvolvimento de um adulto, acompanhando as sucessivas e progressivas alterações desde o momento em que fomos concebidos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT456-9599
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos programáticos: 1. Princípios gerais do desenvolvimento 2. Características do desenvolvimento 2.1. Desenvolvimento cerebral 2.2. Desenvolvimento cognitivo 2.3.Desenvolvimento sócio-emocional 3. Aquisição e desenvolvimento da linguagem 4. Desenvolvimento e aprendizagem 5. Paradigmas nas teorias de aprendizagem 5.1.Behaviorismo e suas características 5.2.Gestaltismo e cognitivismo e suas características 6. Teorias de aprendizagens 6.1. Modelo behaviourista Condicionamento operante Teoria de aprendizagem social 6.2. Modelo cognitivo Construtivismo de Piaget Formação de conceitos de Bruner Aprendizagem significativa de Ausubel Teoria de processamento de informação – perceção e atenção, memória e recuperação 7. Modelos de aprendizagem centrados no aluno
-
Objetivos
Objetivos
No final desta Unidade Curricular, os estudantes deverão ser capazes de: - Compreender os princípios que regem o desenvolvimento geral. - Abordar as funções ao nível cognitivo, sócio-emocional e da linguagem. - Compreender os fenómenos de aprendizagem nos diferentes contextos situacionais. - Evidenciar conhecimentos-chave para a compreensão dos processos de aprendizagem. - Entender o papel da atenção, da atenção seletiva e dos vários tipos de memória no processamento da informação
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A centralidade do professor há muito que está posta em causa, sobretudo ao nível do Ensino Superior. O objetivo de todo o ensino é que o aluno aprenda. Por isso, a metodologia prevê uma forte atividade e intervenção do aluno convidado a preparar, expor, discutir os temas tratados.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Anderson, V., Northam, E., Wrennall, J. (2016). Developmental neuropsychology: A clinical approach (Brain, Behavior and Cognition). NY: Routledge. Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology A Student's Handbook (7th Ed.). NY: Psychology Press. Giordan, A. (2007). Aprender. Lisboa: Ins. Piaget. Harley, T.A. (2013). The Psychology of Language: From Data to Theory (4th Ed.). Psychology Press. Klein, S. (2012). Learning: principles and applications. Thousand Oaks: SAGE (6th ed.) Miranda, G.; Bahia, S. (2005). Psicologia da educação: temas de desenvolvimento, aprendizagem e ensino. Lisboa. Relógio d’Água. Sousa, Ó. (2012). Aprender e Ensinar: significados e mediações. In Teodoro, A. & Vasconcelos, M. L. (org.). Ensinar e Aprender no Ensino Superior. Por uma epistemologia da curiosidade na Formação Universitária. S. Paulo: Ed. Mackenzie; Cortez. Sternberg, R.J., Sternberg, K., Mio, J. (2011). Cognitive Psychology. Belmont: Wadsworth.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não