-
Apresentação
Apresentação
A análise de como o modelo da escola se afirmou e consolidou tem constituído o campo de estudo privilegiado da Educação Comparada. Ancorada no campo das Ciências da Educação, a Educação Comparada começa a ganhar uma maior expressão e desenvolvimento após a Segunda Guerra Mundial, resultado do forte impulso dado à internacionalização das problemáticas educacionais por parte das grandes agências internacionais de natureza intergovernamental.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-1-8931
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos A Educação Comparada. Percursos e construção de uma identidade Metodologias de análise em Educação Comparada Globalização(ões). Um novo mundo para a Educação Comparada As organizações internacionais de natureza governamental como principais agentes globalizadores O PISA e outros grandes instrumentos de avaliação internacional. A construção de formas de governação mundial
-
Objetivos
Objetivos
O objetivo desta UC é, por um lado, dar a conhecer aos alunos os diferentes paradigmas e abordagens utilizadas em estudos comparados que os ajudem a desenvolver projetos de investigação no âmbito desta disciplina. Por outro lado, dotar dos alunos de instrumentos e conhecimentos que lhes permitam analisar comparativa e criticamente os resultados divulgados pelos grandes estudos estatísticos desenvolvidos pelas agencias de educação transnacionais (OCDE, Unesco; FMI¿) que contrastam os distintos Sistemas Educativos nacionais, reforçando assim a capacidade de compreensão dos mesmos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Recurso a estudos de caso interativos de diferentes sistemas educativos globais, acompanhados por debates entre estudantes de diversas nacionalidades, promovendo assim a análise crítica e a troca de perspetivas culturais.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Antunes, F. (2008). Nova Ordem Educacional, Espaço Europeu de Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida. Almedina. Arnove, R. F. & Torres (Ed.) (2013, 4th Ed.). Comparative Education. Rowman & Littlefield. Dale, R. (2001). Globalização e Educação: Demonstrando a Existência de uma Cultura Educacional Mundial Comum ou Localizando uma Agenda Globalmente Estruturada para a Educação. Educação, Sociedade & Culturas, 16, 133-169. Harvey, D. (2005). A Brief History of Neoliberalism. Oxford University Press. Held, D. & McGrew, A. (Eds) (2003, 2ª Ed.). The Global Transformation Reader. Polity Press. Nóvoa, A. (1998). Histoire & Comparaison. Educa. Phillips, D. & Schweisfurth (2008). Comparative and International Education. Continuum. Santos, B. de S. (org.) (2001). Globalização: Fatalidade ou Utopia? Afrontamento. Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Edições Universitárias Lusófonas.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não