-
Apresentação
Apresentação
A UC revela-se bastante pertinente para o mestrado em questão tendo em conta que permite desenvolver um conhecimento ao nível macro, não apenas da formulação das políticas, mas também ao nível dos instrumentos necessários à sua análise. Por outro lado, a compreensão e capacidade analítica das políticas públicas, no seio das quais encontramos as políticas educativas, manifesta-se determinante para compreender e identificar modos de regulação em educação, mas também para desenvolver a capacidade crítica relativamente ao nível meso, nomeadamente em relação à gestão escolar, fundamental para os mestrandos deste curso.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-1-9436
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Administração escolar: dimensão cogniscitiva, prática e valorativa. A racionalidade instrumental, democrática e emancipatória. O conceito de políticas públicas e políticas educativas Metodologias de análise A regulação da educação Os novos modos de regulação transnacional das políticas educativas A gestão participada da educação Autonomia, regulação e emancipação em educação e empowerment
-
Objetivos
Objetivos
Analisar o significado político da participação e da organização do processo educativo Articular a política, o direito e a moral Identificar e construir políticas públicas Analisar as políticas educativas nas dimensões epistemológicas e metodológicas Aplicar metodologias de análise das políticas educativas Compreender o conceito de regulação em educação Identificar e analisar novos modos de regulação transnacional das políticas educativas
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os trabalhos de aula serão realizados a partir das realidades dos alunos e produzidos, sobretudo, em trabalo cooperativo. Um dos trabalhos consistirá na apresentação de uma política pública para o seu país/ região/ cidade.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barroso, J. (2005). O estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educação & Sociedade, 92 (26), 725-751. Dale, R. (2010). A Sociologia da Educação e o Estado após a globalização. Educação e Sociedade, 31(113), 1099-1120. Mainardes, J. (2006). Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais.Educação & Sociedade, 94 (27), 47-69. Tello, C. (Coord.) (2013). Epistemologias de la Política Educativa. Posicionamientos, perspectivas y enfoques. Campinas,SP: Mercado das Letras. Teodoro, A. (2010). Educação, Globalização e Neoliberalismo. Os novos modos de regulação transnacional das políticasde educação. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas Teodoro, A. (1999). Políticas educativas: considerações breves sobre a transdisciplinaridade de um campo de estudo.Revista de Humanidades e Tecnologias (1): 117-121.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não