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Apresentação
Apresentação
Esta unidade procura fazer refletir sobre o que disntingue cIência de opinião e que lugar tem a investigação na educação
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-14773
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Unidade e diversidade das ciências. Vantagens e desvantagens na especialização. Linguagem e discurso científico/técnico. Propostas de Bachelard e Popper Paradigma e matriz disciplinar em Kuhn. Crítica de Popper sobre a incomensurabilidade. Popper e lógica da situação ou método compreensivo-objetivo. Generalização analítica (Robert Yin) vs generalização de base estatística Descrição dos conteúdos [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo] [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo]
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Objetivos
Objetivos
Refletir sobre a problemática da investigação em geral Refletir sobre a função das ciências da educação na investigação sobre educação e nos desafios aos agentes educativos Mobilizar os estudantes para leitura crítica de obras de investigação educativa
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas A metodologia desta unidade inspira-se nas teorias da aula invertida (flipped classroom) no sentido de promover a intervençaõ dos estudantes na orientação das atividades letivas não se limitando a ouvir os professores mas procurando desde o início das aulas comentar o programa e os recursos atravès de trabalhos escritos e comentados na aula. Esses trabalhos e seu denate são registados numa avaliação continuada e com base nela os estudantes podem optar por não fazer o teste ou fazerem-no para melhoria de nota.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
[Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de Bogdan, R. e Biklen, S. (1998). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora Charlot, B. (1995). Les sciences de l´education: un enjeu, un défi. Paris: ESF Duarte, J. (2015). A conestação escondida: críticas dos jovens à escola atual. São Paulo: Cortez Editora Geymonat, L. (1985). Elementos de filosofia da ciência. Lisboa: Gradiva Mialaret, G. (1998). As ciências da educação. Lisboa: Moraes Editora Popper, k. (1999). O mito do contexto. Em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa: Edições 70 Popper, K. (1992). Lógica das ciências sociais. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não