filmeu

Disciplina Epistemologia das Ciências da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade procura fazer refletir sobre o que disntingue cIência de opinião e que lugar tem a investigação na educação 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Unidade e diversidade das ciências. Vantagens e desvantagens na especialização. Linguagem e discurso científico/técnico. Propostas de Bachelard e Popper Paradigma e matriz disciplinar em Kuhn. Crítica de Popper sobre a incomensurabilidade. Popper e lógica da situação ou método compreensivo-objetivo. Generalização analítica (Robert Yin) vs generalização de base estatística        Descrição dos conteúdos [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo] [Preencher Tópico] [Preencher Descritivo]
  • Objetivos

    Objetivos

    Refletir sobre a problemática da investigação em geral Refletir sobre a função das ciências da educação na investigação sobre educação e nos desafios aos agentes educativos Mobilizar os estudantes para leitura crítica de obras de investigação educativa 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas   A metodologia desta unidade inspira-se nas teorias da aula invertida (flipped classroom) no sentido de promover a intervençaõ dos estudantes na orientação das atividades letivas não se limitando a ouvir os professores mas procurando desde o início das aulas comentar o programa e os recursos atravès de trabalhos escritos e comentados na aula. Esses trabalhos e seu denate são registados numa avaliação continuada e com base nela os estudantes podem optar por não fazer o teste ou fazerem-no para melhoria de nota. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de Bogdan, R. e Biklen, S. (1998). Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora Charlot, B. (1995). Les sciences de l´education: un enjeu, un défi. Paris: ESF Duarte, J. (2015). A conestação escondida: críticas dos jovens à escola atual. São Paulo: Cortez Editora Geymonat, L. (1985). Elementos de filosofia da ciência. Lisboa: Gradiva Mialaret, G. (1998). As ciências da educação. Lisboa: Moraes Editora Popper, k. (1999). O mito do contexto. Em defesa da ciência e da racionalidade. Lisboa: Edições 70 Popper, K. (1992). Lógica das ciências sociais. Em busca de um mundo melhor. Lisboa: Fragmentos        publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios