-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular visa desenvolver a compreensão dos estudantes sobre os princípios básicos e os conceitos estruturantes que alicerçam as metodologias e técnicas de investigação no campo das Ciências da Educação. Após a conclusão desta unidade, os alunos serão capazes de: 1) avaliar criticamente textos que empreguem abordagens e métodos de pesquisa epistemologicamente diferentes; 2) formular uma pergunta de pesquisa e respetivo desenho de pesquisa; 3) reconhecer a diversidade de métodos e técnicas de pesquisa e relacioná-los com as questões de pesquisa no campo das Ciências da Educação; 4) envolver-se criticamente em questões de ética, de validade e de confiabilidade em relação à pesquisa a desenvolver; 5) tomar decisões em relação ás necessidades de pesquisa, nomeadamente no âmbito de um projeto de investigação.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT82-14774
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Ciência e comunicação Ciências da Educação e comunicação científica Produção textual da escrita científica Regras da escrita científica II. A construção do conhecimento científico Do senso comum ao conhecimento cientifico: fases de um processo Tipologias de modelos de investigação Abordagens quantitativas/qualitativas/mistas III - Planeamento da investigação Construção de um problema de investigação em educação: do tema ao problema Delimitação do campo empírico, estratégia e plano de observação Conceitos, dimensões e categorias de análise Instrumentos de recolha de dados e informação empírica Análise e sistematização de dados e informação empírica IV. Elementos chave na ética de pesquisa Relação do investigador com os Participantes Relação do investigador com o Conhecimento Relação do investigador com a Sociedade Relação do investigador com a Comunidade de Investigadores Relação do investigador com os Instituições de Financiamento da Investigação
-
Objetivos
Objetivos
Compreender os processos de produção do conhecimento científico Descobrir os passos do processo de construção de uma pesquisa científica Desenvolver sentido crítico na leitura e discussão de trabalhos científicos Ser capaz de definir problemáticas e objetos de pesquisa em Educação formulando a sua pergunta de partida Definir objetivos gerais e específicos de forma concisa e objetiva Encontrar metodologias adequadas aos objetos de pesquisa propostos Desenvolver um projeto de pesquisa autónomo no campo selecionado Ser capaz de conduzir a sua pesquisa de forma a garantir a fiabilidade dos instrumentos e a validade da pesquisa Ser capaz de aplicar as técnicas de análise de dados adequada aos dados que recolheu Saber elaborar por escrito um relatório de uma pesquisa científica
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aulas teórico-práticas estimulando o debate e da participação contínua de estudantes. Participação dos estudantes no Encontro anual de Investigadores do CeiED, que ocorre em julho de cada ano.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bloor, M., & Wood, F. (2006). Keywords in qualitative methods: a vocabulary of research concepts. Sage Brooks, R., Riele, K., & Maguire, M. (2014). Ethics and education research. SAGE. https://dx.doi.org/10.4135/9781473909762 Chevrier, J. (2003). A especificação da problemática. In B. Gauthier (dir), Investigação Social - daproblemática à colheita de dados (3ª ed) (pp.65-98). Lusodidática Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2017). Research methods in education (8th Ed.). Routledge Estrela, E., Soares, M. A., & Leitão, M. J. (2015). Saber escrever: uma tese e outros textos (11ª ed.). D.Quixote Foddy, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática da construção de perguntas em entrevistas e questionários . Celta Editora Santos, B. de S. (1988). Um discurso sobre as Ciências . Afrontamento Tomasi, C., & Medeiros, J. B. (2008). Comunicação científica: normas técnicas para redacção científica (1ª ed.). Atlas Coutinho, C. P. (2018). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas. Almedina
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não